Ponto forte do Paraná Clube na reta inicial da Série B do Campeonato Brasileiro, a defesa tricolor caiu de rendimento junto com o restante da equipe. Os maus resultados nas últimas quatro rodadas coincidem com os problemas na retaguarda do time. Nos quatro jogos em que está sem vencer na segunda divisão, o time de Matheus Costa tomou nada menos do que seis gols.
A deficiência no setor ficou escancarada nos últimos jogos e ligou de vez o sinal de alerta do Paraná para a continuidade da Segundona. Diante do Vitória, até então lanterna da competição, o Tricolor foi mal ofensivamente, mas errou novamente atrás. Erros individuais custaram os dois gols do time baiano e a derrota por 2×0, em Salvador.
+ Leia mais: Matheus Anjos não se recupera e segue no DM do Paraná Clube
As duas falhas foram do zagueiro Eduardo Bauermann. Considerado o melhor defensor paranista nesta temporada, o jogador errou a cabeçada no primeiro gol anotado por Caicedo. Depois, quando Wesley fez o segundo, o camisa 3 foi tentar sair jogando, mas perdeu a bola e a sequência da jogada resultou no último gol do time baiano.
Antes desse jogo, a defesa do Paraná Clube já havia apresentado falhas e que também custaram resultados melhores na Série B. Aconteceu na goleada por 3×0 sofrida para o Londrina, fora de casa. Já na derrota para o Sport por 1×0, na Vila Capanema, o gol do Leão saiu em uma penalidade mal anotada pela arbitragem.
+ Confira também: Tricolor vive crise em seu setor ofensivo
Assim, o Paraná, que já chegou a estar entre as melhores defesas do Campeonato Brasileiro da Série B, já aparece somente com o nono melhor rendimento da competição nacional. Foram, até agora, 15 gols tomados em 15 partidas. O Tricolor marcou somente 13 vezes até o momento e, por isso, é o único time entre os dez primeiros colocados que tem saldo negativo na classificação.
Até então, o período de maior instabilidade defensiva do Paraná aconteceu no começo da Série B, quando tomou quatro gols na derrota para a Ponte Preta. Depois, apesar da vitória sobre o Coritiba, tomou dois gols do rival, mas não teve uma boa apresentação desse setor no clássico realizado no Couto Pereira.
+ Confira a classificação completa da Série B
Nos últimos jogos, o técnico Matheus Costa tem enfrentado problemas para escalar o sistema defensivo. Diante do Vitória, o lateral-direito Éder Sciola, importante especialmente no setor de marcação, cumpriu suspensão. Já no próximo compromisso contra o São Bento, neste sábado (17), às 11h, em Sorocaba, quem está suspenso é o lateral-esquerdo Guilherme Santos.
Mas independentemente de quem vai entrar em campo, o certo é que o treinador terá que resolver esses problemas o quanto antes para fazer o Paraná voltar a vencer na Série B. Diante de um ataque que tem feito poucos gols, o Tricolor precisa, pelo menos, se garantir na defesa para retomar seu caminho de vitórias na segunda divisão.