No ano em que voltará a disputar a Série A do Campeonato Brasileiro, o Paraná Clube não começou bem e já alcançou uma marca negativa. Dos seus 28 anos de história, o time paranista, em 2018, tem um dos piores inícios de temporada desde a sua fundação, em 1989. Com três empates e duas derrotas em cinco jogos realizados pelo Campeonato Paranaense e pela Copa do Brasil, o Tricolor tem apenas 20% de rendimento neste começo de ano.

continua após a publicidade

Somente em outras três temporadas o Paraná Clube teve um início de ano pior que o de 2018. Em 1991, quando a Série B do Campeonato Brasileiro era disputada a partir de janeiro, o Tricolor, em cinco partidas, teve dois empates e três derrotas, totalizando rendimento de apenas 13%. Nessas cinco partidas, o time paranista não marcou nenhum gol e sofreu quatro.

Depois, quando conseguiu aparecer para o cenário do futebol nacional, conquistando, no ano seguinte, a Série B do Brasileirão pela primeira vez e de emplacar a cinco títulos seguidos do Campeonato Paranaense na década de 90, o Paraná teve seu pior início de temporada em 2004. Naquele ano, na disputa do Campeonato Paranaense, o Tricolor fez apenas um ponto em cinco partidas e teve o rendimento pífio de 6%.

Em 2011, também na disputa do Estaual, o Tricolor igualou seu pior início de temporada. O time paranista conquistou apenas um ponto nas cinco partidas realizadas e o péssimo início e a continuidade sem reação no campeonato regional culminou com o rebaixamento do ime da gralha do torneio pela primeira vez. O clube, então, marcou um dos capítulos mais tristes da sua história.

continua após a publicidade

O início de 2018 tem preocupado o torcedor do Paraná Clube. Não tanto pelo próprio Campeonato Paranaense, mas por ser o ano que o Tricolor voltará a disputar a elite do futebol brasileiro. Além dos resultados ruins, o time paranista, comandado pelo técnico Wagner Lopes, não conseguiu emplacar nenhuma grande atuação.

O treinador paranista teve um início de ano muito melhor no Paraná Clube no ano passado. Em duelos pela Primeira Liga, Campeonato Paranaense e Copa do Brasil, o Tricolor, depois de cinco jogos, tinha três vitórias, um empate e uma derrota, com aproveitamento de 66%. Em 2017, o time paranista ainda foi dividido em dois e, mesmo utilizando sempre uma equipe considerada reserva, o trabalho teve resultados mais satisfatórios.

Os melhores

continua após a publicidade

O melhor início de temporada da história do Paraná aconteceu em 2016. Na ocasião, em duelos pelo Campeonato Paranaense, o Tricolor conseguiu cinco vitórias contra J. Malucelli, Operário, Maringá, Rio Branco e Toledo. No entanto, o time paranista, naquele ano, não teve nenhuma grande conquista e acabou parando na semifinal do Estadual.

Na sequência dos melhores inícios de temporada do Paraná estão os anos de 1994 e 2002. Nas duas ocasiões, o time paranista, nos seus cinco primeiros jogos, teve 80% de aproveitamento. Já nos anos de 1992, quando foi campeão da Série B, 1998 e 2013, o Tricolor cravou rendimento de 73%.

Diferente

Nos seus 28 anos de história, o Paraná Clube começou uma temporada de maneira diferente. Quando foi rebaixado à segunda divisão do Campeonato Paranaense de 2011, o Tricolor, em 2012, teve no primeiro trimestre somente a Copa do Brasil para disputar. Nas cinco primeiras partidas pela competição nacional, o time paranista teve apenas 40% de aproveitamento e acabou sendo eliminado pelo Palmeiras na terceira fase do certame. Naquele ano, a segunda divisão do Estadual começou em maio e a equipe, comandada na ocasião pelo técnico Ricardinho, não teve maiores dificuldades para retornar à elite do futebol do Estado.