O Paraná Clube largou com um empate na edição de 2016 da Copa do Brasil. Com uma atuação muito ruim, o time paranista conseguiu o empate em 1×1 nos acréscimos diante do Estanciano, quarta-feira (6), no Francão, em Estância, e pode se classificar com um resultado de igualdade sem gols na partida de volta, dia 21, na Vila Capanema. O Tricolor agora vira a chave e entra em campo domingo, às 11h, diante do Foz do Iguaçu, podendo perder por dois gols de diferença para se classificar para a semifinal do Paranaense.
Mesmo com o foco e o pensamento de vencer a partida por dois gols de diferença para eliminar o duelo de volta, o Paraná Clube entrou em campo sonolento. O Estanciano foi melhor do início ao fim da etapa inicial e criou a primeira boa chance aos dois minutos. O chute de fora da área de Júnior Mandacaru, destaque da equipe sergipana na etapa inicial, assustou o goleiro Marcos. Na sequência, Fernandes errou na saída de bola e, depois do chute de Júnior Mandacarú, Warley desperdiçou no rebote.
A melhor chance do time paranista na etapa inicial surgiu aos dez minutos, mas o chute de Anderson Uchôa passou assustando a meta de Jerfesson. Mais voluntarioso, o Estanciano aproveitou da sonolência do Paraná e abriu o placar aos 19 minutos. De fora da área, Gabriel bateu cruzado e fez um bonito gol.
O gol tirou o Tricolor de vez da partida. Nervosa, a equipe paranista não conseguia criar alternativas para furar a defesa dos donos da casa. O Paraná tentou o empate aos 32, mas na cobrança de falta de Válber, o goleiro Jerfesson fez a defesa. Ainda deu tempo para o time sergipano assustar no primeiro tempo. Aos 41, Júnior Mandacaru recebeu livre, chutou e a bola passou perto.
A bronca no intervalo parece ter surtido efeito para o Paraná. Sem tanto chutão e praticando um jogo mais cadenciado, o time paranista quase empatou no primeiro minuto da etapa final. Após jogada de Válber, Robson passa pela marcação, chuta forte e a bola saiu por pouco. Sempre perigoso, o Estanciano quase ampliou a vantagem sete minutos depois. Após cobrança de falta na barreira, Gil Paraíba chutou forte e o goleiro Marcos evitou o segundo gol dos donos da casa.
A entrada do meia Rafael Carioca deu mais sustentação ao meio de campo e o Tricolor passou a chegar de forma perigosa pelo lado esquerdo. Mas ainda sem criatividade, o Paraná não tinha poder de penetração e insistia nos lançamentos para a área. No final, o time paranista foi para o tudo ou nada e conseguiu o empate aos 48 minutos. Após cobrança de falta de Nei, o zagueiro Zé Roberto marcou e garantiu a igualdade em Estância.