A derrota por 1×0 para o Ceará, na última terça-feira (17), fez o Paraná Clube perder a gordura adquirida na rodada anterior. Em quarto lugar, o Tricolor soma 52 pontos, apenas dois a mais que o Vila Nova, que é o quinto colocado. Por outro lado, se vencer o América-MG, neste sábado (21), às 19h, na Arena Independência, ultrapassa o próprio adversário e pode até voltar à vice-liderança, caso o Ceará não vença o Figueirense, nesta sexta-feira (20). E o triunfo será fundamental, não só para se recuperar do tropeço em Fortaleza, mas para seguir bem nessa sequência complicada na Série B.
- Pra bombar a Vila, Tricolor faz promoção de ingressos
- Paraná Clube não terá seus artilheiros contra o América-MG
“Nós queimamos a gordura que tínhamos. Agora é jogar tudo contra o América-MG. Ter a cabeça tranquila. Nem sempre a bola entra e as coisas acontecem como planejamos. Mas vamos buscar o resultado”, afirmou o zagueiro Eduardo Brock.
Os próximos três adversários paranistas são, além do vice-líder, o Vila Nova (5º) e o Oeste (6º), todos concorrentes diretos por uma posição entre os quatro que vão disputar a elite do ano que vem. E no primeiro turno o retrospecto contra estes três não foi nada animador.
Jogando na Vila Capanema, o Paraná Clube ficou no empate em 1×1 com o América-MG. Depois, em Goiânia, perdeu por 3×2 para o Vila Nova, após sair perdendo por 3×0 e até esboçar uma reação no final, quando chegou a tentar o empate. Por fim, em Barueri, perdeu por 2×0 para o Oeste, em duelo que culminou com a saída do então técnico Cristian de Souza.
Naquele momento, o Tricolor chegou a flertar com a parte debaixo da tabela, atravessando o seu pior momento na competição, quando conquistou apenas uma vitória em seis rodadas, que fecharam com esta sequência. A diferença, agora, é que dois destes três jogos serão na Vila Capanema, onde o time paranista tem a sua maior força, uma vez que é o melhor mandante da Série B.
Confira a classificação completa da Série B
Mesmo que seja derrotado em Belo Horizonte, o Paraná ainda assim dependeria de suas próprias forças, pois só poderia ser ultrapassado pelo Vila Nova, que tem outro confronto direto, encarando o Oeste, sábado, no Serra Dourada. Qualquer resultado neste compromisso será bom para o Tricolor, que pode abrir vantagem na classificação ou ver um dos candidatos perder terreno – o time de Itápolis já vem de dois jogos sem ganhar.
Além disso, mesmo que perca o quarto lugar para os goianos, já pode recuperá-lo no duelo de terça-feira (24). De qualquer maneira, o foco no clube é um só: vencer o América-MG. “Nós precisamos ganhar. Nós vamos buscar esses três pontos lá em Minas Gerais”, afirmou o meia João Pedro.