Opinião

Paraná Clube não pode lamentar Paranaense e precisa mudar postura contra o Vitória

Eliminação para o Atlético no Paranaense tem que ser esquecida. Agora, foco na Copa do Brasil. Foto: Daniel Castellano

Não está sendo fácil para o Paraná Clube esquecer a eliminação no Campeonato Paranaense. Da forma que foi, do jeito que aconteceu, da maneira que terminou, tudo foi doloroso para os jogadores, para a comissão técnica, para a torcida. O melhor time da competição está fora ainda nas quartas de final, tendo perdido apenas dois jogos em treze que disputou, encerrando sua participação com um aproveitamento de 74,4%. Não adiantou tudo que se construiu na primeira fase – mas há que se lembrar que o clube aceitou o regulamento e sabia que isso poderia acontecer. E o que se pode fazer agora? É tocar em frente.

O Paranaense passou. Se a diretoria ainda tenta algo no STJD, não é assunto para jogadores, torcida e o excelente técnico Wagner Lopes. Para o Tricolor, o que interessa é o que vai acontecer nesta quinta-feira (13), às 19h15, no confronto com o Vitória, pela quarta fase da Copa do Brasil. Uma partida dificílima, outro grande desafio que o Paraná precisa enfrentar, uma prova de fogo na preparação da equipe para a Série B do Campeonato Brasileiro.

O Vitória é outro adversário que está na primeira divisão. Além disso, é um time com aproveitamento absurdo neste início de temporada, o melhor do país até o momento. E isso apesar de ser treinado por Argel Fucks. Os baianos foram ao mercado e contrataram muito bem – Cleiton Xavier, Gabriel Xavier, André Lima, Alan Costa, a manutenção de Willian Farias… É um time forte e que levará muito perigo ao Tricolor.

E é preciso ter consciência disso. Vimos um Paraná muito agressivo até agora. Não podemos pensar que será só assim na noite desta quinta no Barradão. O Tricolor precisa marcar, precisa primeiro conter a pressão de uma equipe que joga de maneira muito intensa desde os primeiros minutos da partida. E por isso será preciso marcar. E muito. O vigor do jogo paranista será necessário para defender, e teremos que compreender isto. O torcedor que se emocionou ao ver um time que joga pra cima também tem que compreender.

É possível trazer um bom resultado de Salvador? Claro que sim. Marcar um gol, trazer um empate com gols da Bahia seria espetacular. Não perder é obviamente um ganho ao Paraná Clube. E, para isso, é preciso virar a página. Esquecer tudo que aconteceu na Vila Capanema e escrever uma nova história, porque a dor demora a passar, mas a vida não dá tempo de esperar.