Talvez nem o mais otimista dos torcedores esperavam uma campanha tão boa do Paraná Clube neste começo da Série B do Campeonato Brasileiro. Ainda é cedo, é verdade, mas o time paranista, dentro de campo, tem provado que pode sim brigar pelo acesso à primeira divisão do ano que vem. A vitória contra o líder Bragantino, que até então tinha o status de “time quase imbatível” na segunda divisão, colocou o Tricolor em outro patamar. Ainda não dentro do G4, mas como um dos clubes que deve seguir lutando por uma das quatro vagas na elite do futebol nacional de 2020.

continua após a publicidade

A desconfiança do torcedor no início da Série B poderia ser facilmente explicada. O Paraná, nos primeiros quatro meses do ano, colecionou insucessos. No Campeonato Paranaense foi mero figurante. Não chegou às fases seguintes de nenhum dos turnos e acumulou vexames. Na Copa do Brasil, foi eliminado ainda na segunda fase para o Londrina e, com isso, também deixou de lucrar com a competição nacional.

+ Leia mais: Caio Rangel está perto de trocar o Paraná Clube por outra equipe da Série B

Por isso, a decisão da diretoria foi de mudar o rumo do time. O técnico Dado Cavalcanti foi demitido após o Estadual e a aposta foi em Matheus Costa. O treinador, até então auxiliar técnico da comissão permanente do Coritiba, chegou ao Paraná com a missão de repetir o feito de 2017, quando conduziu o Tricolor de volta à Série A depois de dez anos seguidos na segunda divisão.

continua após a publicidade

Alguns reforços chegaram para a disputa da Série B, mas a base do grupo que tem feito uma boa campanha na segunda divisão é a mesma que fracassou no Campeonato Paranaense e na Copa do Brasil. A vitória diante do Bragantino foi a terceira seguida na segunda divisão. Todas apertadas, difíceis, mas que fazem do time paranista um dos candidatos ao acesso neste começo de competição. O triunfo dá ainda mais moral para a sequência do Tricolor na Segundona.

Torcida tem feito a festa no Durival Britto. Foto: André Rodrigues.

“Uma vitória importantíssima em todos os sentidos, não só pela pontuação, mas pela questão moral. É fundamental ter o equilíbrio, mas não podemos estagnar e precisamos corrigir algumas coisas. Esse equilíbrio a gente procura passar para os jogadores, porque a caminhada é longa e difícil. A caminhada não vai ser só de flores e precisamos trabalhar para as adversidades. Isso nos dá uma moral a mais, mas precisamos manter os pés no chão e nos preparar para mais uma batalha contra o Brasil”, destacou o auxiliar técnico paranista, Alan Aal.

continua após a publicidade

O Paraná não contou com a sorte nesta rodada e não foi dessa vez que conseguiu entrar no G4 da Série B. Mas isso não preocupa o time paranista. O técnico Matheus Costa já afirmou publicamente que o importante será estar entre os quatro primeiros colocados ao final das 38 rodadas. A meta agora é pensar jogo a jogo e tentar se manter sempre na parte de cima da classificação da competição nacional.

+ Confira a classificação completa da Série B

A campanha do Paraná até agora diz muito isso. Nos nove jogos realizados até agora, o Tricolor conseguiu quatro vitórias, quatro empates e perdeu apenas uma vez. Se não é uma campanha dos sonhos e capaz de colocar o time paranista ainda dentro do G4, mas é muito melhor do que grande parte da torcida esperava. O desafio agora será manter essa sequência positiva nos dois jogos seguidos que fará fora de casa contra Brasil de Pelotas e Figueirense.

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre nossa regiãofutebolentretenimento horóscopo, além de blogs exclusivos e os Caçadores de Notícias, com histórias emocionantes e grandes reportagens. Vem com a gente!