A má fase na Série B do Campeonato Brasileiro, principalmente com a sequência de quatro derrotas seguidas, fizeram os números do Paraná Clube caírem drasticamente. Embora precise de mais quatro vitórias para, na teoria, se livrar de qualquer perigo de rebaixamento, o Tricolor já vê seu desempenho semelhante à de equipes que, no momento, cairiam para a Série C. A começar pela defesa.
Com 39 gols sofridos, o time paranista tem o segundo pior sistema defensivo do campeonato, ficando à frente apenas do lanterna Sampaio Corrêa, que foi vazado 40 vezes. Destes 38 gols, dez (26%) foram só nos últimos quatro jogos. A última vez que o Paraná não sofreu gol foi no dia 29 de agosto, na vitória por 1×0 sobre o Sampaio Corrêa, na Vila Capanema, pela 22ª rodada.
No entanto, o ataque também vem deixando a desejar. Foram apenas 25 gols marcados, uma média de 0,89 gol por jogo, à frente apenas de Joiville (17), Sampaio Corrêa (20) e Bragantino (22) e ao lado do Oeste.
Além disso, o Tricolor, com 11 derrotas, só não perdeu menos que justamente os que estão na zona da degola. Números escancarados pela fase ruim no segundo turno, onde, em nove jogos, conseguiu apenas sete pontos.