Vivendo uma mini pré-temporada visando a Série B do Campeonato Brasileiro, o Paraná Clube tem estudado bem a edição deste ano da segunda divisão. O técnico Matheus Costa, que já conduziu uma vez o Tricolor para a elite do futebol nacional, em 2017, prevê a competição nacional bastante equilibrada em 2019. Já vivendo a sua terceira semana à frente do time paranista, o treinador está ainda analisando o elenco e colocando sua forma de trabalhar para conseguir o equilíbrio necessário para fazer o clube lutar pelo acesso à primeira divisão.
“De todos os participantes da Série B, a edição deste ano será uma das mais equilibradas. Se comparar com outras competições, já tem uma previsão de quatro ou cinco clubes que sabe que vai disputar o título ou aqueles que vão brigar contra o rebaixamento. Na Série B todos começam do zero. É muito equilibrado realmente. Quem vai brigar por acesso e título vamos ver só durante a competição”, avaliou Costa.
+ Leia mais: Matheus Costa minimiza derrota para o Operário em jogo-treino
Matheus Costa tem duas edições da Série B na bagagem. O treinador, além de ter comandado o Paraná durante o segundo turno da Segundona de 2017, quando garantiu o acesso, foi auxiliar técnico do Coritiba na segunda divisão do ano passado. Para ele, o time que tiver o maior equilíbrio ao longo da competição nacional chegará bem credenciado a conquistar uma das quatro vagas na Série A de 2020.
“Aos poucos vamos vendo o time que encaixou, que o clube e a torcida vieram junto. Vai se fortalecendo. Quem poderia dizer que dois times que conseguiram o acesso da Série C para a B no ano anterior estariam hoje na Série A (CSA e Fortaleza). Nós tivemos nessa mesma situação em 2017. O time que tiver mais equilíbrio e tiver mais concentrado nesse longo período da Série B terá mais chances de conseguir o acesso”, prosseguiu o comandante paranista.
+ Confira também: Matheus Costa faz testes no time titular do Tricolor
Apesar de todo esse equilíbrio, o Paraná Clube vai entrar na Série B do Campeonato Brasileiro um pouco mais pressionado. O time paranista, nesse primeiro trimestre, fracassou em campo. Foram duas eliminações ainda nas fases classificatórias dos dois primeiros turnos do Campeonato Paranaense e a eliminação precoce na Copa do Brasil para o Londrina. Uma carga maior de responsabilidade que o técnico Matheus Costa afirmou que o elenco do Tricolor sabe que tem para disputar a segunda divisão.
“Os atletas sabem da responsabilidade que eles têm. Sabem que estão devendo. Quando foi montando o elenco, criou-se uma expectativa e eles não atingiram o que foi esperado. Eles sabem da responsabilidade e isso se torna um peso a mais. Temos que nos fechar, nos concentrar, fazer tudo aquilo que estamos fazendo nos treinos para conquistar os resultados em campo. Todos sabem dessa situação”, reforçou o treinador.
+ Mais na Tribuna: Paraná é denunciado pelo TJD-PR por clássico no Pinhão
Mas a pressão estará maior neste ano sobre o técnico Matheus Costa. Agora contratado, a situação é bem diferente daquele vista em 2017, quando o treinador fazia parte da comissão técnica permanente e assumiu o Paraná de forma interina. Nada, porém, que assuste o comandante paranista.
“Sou muito tranquilo com relação a isso. Aceito as oportunidades para mim e vou procurar fazer meu melhor. No futebol você é julgado a todo momento. A gente vive no país que o futebol é a nossa paixão. Sei da minha capacidade e que tenho condições de ajudar o clube. Quem vai falar serão os jogos e os resultados que vamos conquistar”, concluiu Costa.
+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!