O jogo que o Paraná Clube fará neste domingo (21), contra o Flamengo, poderá significar o início de uma nova era no Tricolor. Mesmo diante da dificuldade que deve encontrar na partida, será a oportunidade para que o próximo ano comece a ser pensado desde já. Isso porque será a reestreia de Dado Cavalcanti no comando do time. O treinador já tinha passado pelo clube em 2013 e agora volta com duas missões: fazer com que a equipe vença alguns dos nove jogos que faltam no Campeonato Brasileiro, e, principalmente, começar a planejar a próxima temporada. O duelo contra o rubro-negro carioca acontece na Vila Capanema, a partir das 19h.

continua após a publicidade

+ Memória: Veja onde estão os jogadores do Paraná no último duelo com o Flamengo em Curitiba

Dado chegou ao clube na quinta-feira (18) e já deve começar a esboçar o que será necessário para tornar 2019 um ano não tão frustrante como tem sido 2018. O ponto de partida desse projeto será o confronto com o Fla. “É um momento de reflexão, de trabalhar mais, falar menos, mas procurar respostas”, avaliou Dado Cavalcanti em sua apresentação oficial.

+ Desafios: O que o novo treinador do Tricolor terá que superar

O comandante disse também que não vê o já definido rebaixamento do time como uma mancha em seu currículo e avalia sua vinda para o Tricolor como uma antecipação dos trabalhos, que devem ser feitos com mais assertividade desta vez. Porém, mesmo que já esteja com a cabeça no próximo ano, Dado quer terminar esta temporada de forma honrada. “Uma coisa é pensar no próximo ano, outra coisa pensar nos próximos jogos. Nós vamos tratar esses nove jogos com a mesma dignidade, como se estivéssemos brigando pelo título, com a mesma motivação”, afirmou.

+ Explicação: Dado Cavalcante fala sobre saída do Paraná em 2013

A tarefa de Dado em terminar um pouco melhor o Brasileirão não será nada fácil. A última vitória do Paraná aconteceu no dia 22 de julho, quando bateu o América-MG, por 1×0, pela 14ª rodada. Desde o triunfo, já são quatro empates e 11 derrotas. O Paraná é o lanterna absoluto da Série A, com apenas 17 pontos, e soma diversas marcas negativas na competição, como a pior média de gols e marca de 15 jogos sem vencer. Já o Flamengo tem 55 pontos e ainda briga pelo título da competição.

+ Confira: Veja a tabela e a classificação do Campeonato Brasileiro

Para o jogo, o novo treinador não deve fazer mudanças na equipe, já que teve pouco contato com seu elenco. “Vou levar muito do que vinha sendo feito pelo Claudinei (Oliveira), isso é óbvio, é quase impossível implementar um sistema diferente com tão pouco tempo, mas vou contribuir da minha forma, como entendo de estratégia para um jogo. Talvez dê para fazer alguma coisa”, concluiu.

FICHA TÉCNICA

BRASILEIRÃO
2º Turno – 30ª Rodada

Paraná Clube x Flamengo

Paraná Clube
Richard; Júnior, René Santos, Rayan e Igor; Leandro Vilela, Alex Santana, Deivid, Silvinho e Juninho; Rafael Grampola.
Técnico: Dado Cavalcanti

Flamengo
Cesar, Pará, Léo Duarte, Réver, Renê; Cuéllar, Willian Arão, Paquetá; Éverton Ribeiro, Vitinho e Uribe.
Técnico: Dorival Junior

Local: Vila Capanema
Horário: 19h
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Kleber Lúcio Gil (Fifa-SC) e Neuza Inês Back (FIFA-SC)

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

continua após a publicidade