Desconhecido para a imensa maioria dos torcedores e dos jornalistas, Cristian de Souza, o novo técnico do Paraná Clube, tem pouca experiência no futebol profissional. Vem para a sua grande chance na carreira depois de quatro meses no Rio Branco-AC, onde chegou à final do campeonato estadual – mas desistiu de disputar a final para assumir imediantamente o Tricolor. Gaúcho de 39 anos, o principal trabalho do treinador foi nas categorias de base – e algumas partidas como treinador interino do Ceará.

continua após a publicidade

Cristian trabalhou com o sub-17, sub-20 e sub-23 do Grêmio entre 2009 e 2011. Também comandou o sub-17 do Figueirense em 2014 e o sub-20 do Ceará em 2015, além da equipe principal de forma interina, em 2016. Antes de ser contratado pelo Rio Branco-AC, no início da temporada, destacou-se pelo Água Santa ao levar o time à terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2017.

O técnico acumulou pelo Rio Branco 12 jogos no Estadual. Foram oito vitórias, três empates e apenas uma derrota: aproveitamento de 75%. A final do torneio contra o Atlético-AC começará a ser disputada justamente sábado, mas o técnico “largou” o time ao aceitar a proposta paranista. A equipe acreana ainda chamou atenção na Copa do Brasil ao eliminar o Figueirense na primeira fase. O clube, porém, acabou caindo na segunda eliminatória diante do Gurupi-TO.

Cristian foi contratado com o aval do diretor de futebol do Paraná, Rodrigo Pastana, que já trabalhou com o treinador. “Ele tem uma filosofia muito parecida com a do Wagner Lopes. É um treinador disciplinador, com vontade de vencer. Tenho certeza que vai fazer um grande trabalho aqui no Paraná”, projetou.

continua após a publicidade

Wagner Lopes anunciou sua saída na sexta, após receber uma proposta irrecusável do exterior. Na mesma entrevista, o presidente Leonardo Oliveira e o gerente Rodrigo Pastana confirmaram as renovações de Renatinho, Marcos e Leandro Vilela e a saída do zagueiro Aírton.