O Paraná conseguiu um empate suado em 1×1 contra o São Bento, no Estádio Walter Ribeiro, na noite desta quarta-feira (8) e segue adiante na Copa do Brasil. Pelo novo regulamento da competição, o resultado igual garantiria a classificação ao Tricolor, time melhor classificado no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Mas o time só conseguiu o resultado no apagar das luzes, com gol de cabeça de Renatinho.

continua após a publicidade

O São Bento começou a partida empurrado pela torcida. Com a marcação adiantada, foi o time paulista que criou as primeiras chances. Logo aos três minutos, Magrão cabeceou para a defesa de Léo. O arqueiro paranista também apareceu para tirar uma bola levantada por Itaqui na área. Na sequência, em nova tentativa de Itaqui, foi a zaga que afastou.

A primeira chance do Tricolor veio só aos 13 minutos, em boa movimentação de Vítor Feijão, que fez boa jogada individual, mas a bola acabou nas mão do goleiro Rodrigo Dantas.

Mas quem fez primeiro foi quem estava insistindo mais. Aos 22 minutos, Itaqui, ex-Paraná, cobrou uma falta de longe, à perfeição, acertando o ângulo direito de Léo e com direito à curva. Na sequência, outra cobrança de falta perigosa, mas a defesa tricolor espanou para longe.

continua após a publicidade

Aos 32, Paraná teve chance numa cobrança de falta, mas Jonas Pessali mandou pra longe do gol adversário. Na sequência, foi a vez de Renatinho arrancar com perigo e lançar Ítalo, mas o goleiro livrou o São Bento do revés. Aos 36, Ítalo fez tabela com Jonas Pessalli e soltou um petardo, mas Rodrigo Viana fez bela defesa.

Com a melhora do Paraná, que passou a aparecer com mais perigo, o São Bento passou a atacar menos, mas levou perigo aos 40, quando Renan Mota arriscou o chute. Léo estava atento e fez grande defesa, evitando o pior. O time de Sorocaba ainda teve mais uma chance no final do primeiro tempo, no cabeceio de João Paulo, que tirou tinta da trave.

No apagar da luzes

continua após a publicidade

A segunda etapa começou com Léo salvando mais uma vez, na tentativa de Renan Mota. O Paraná devolveu aos seis, na tentativa de Pessalli, mas a bola foi desviada para escanteio. Aos 13, Renatinho faz boa jogada, mas a bola foi desviada. Na sobra, Alex Santana estava impedido. Aos 24, Airton subiu sozinho no cruzamento na área, mas Rodrigo Viana fez belíssima defesa.

Na pressão total, Renatinho cabeceou por cima do gol em mais uma chance, aos 26 minutos de jogo. Animado, o meia mostrava serviço, mas o gol estava encantado. Aos 31, mais uma boa cobrança de falta de Renatinho, mas Rodrigo Viana espalmou para escanteio. Na cobrança, o arqueiro salvou mais uma vez.

Aos 33, Matheus Carvalho foi lançado na área e o defensor adversário usou o braço para acabar com a jogada, mas o árbitro nada marcou e mandou o jogo seguir. Aos 37, mais um milagre de Rodrigo Viana na cabeçada após escanteio de Renatinho. Na sequência, Matheus Carvalho perdeu mais uma chance.

O sofrimento paranista durou até aos 45 minutos, quando Renatinho finalmente desencantou e empatou a partida no cruzamento de Diego Tavares, garantindo a classificação do time à próxima fase.

FICHA TÉCNICA

Copa do Brasil
1ª Fase – Jogo Único

São Bento 1×1 Paraná Clube

São Bento
Rodrigo Viana; Bebeto, João Paulo, Pitty e Marcelo Cordeiro; Fabio Bahia, Itaqui (Leandro Melo), Renan Mota (Rodrigo Dantas) e Clébson; Guilherme Queiroz e Magrão.
Técnico: Paulo Roberto

Paraná
Ló; Diego Tavares, Airton, eduardo Brock e igor; Gabriel Dias (Alex Santana), Leandro Vilela, Jonas Pessalli (Matheus Carvalho) e Renatinho; Vítor Feijão (Guilherme Biteco) e Ítalo.
Técnico: Wagner Lopes

Local: Estádio Walter Ribeiro (Sorocaba-SP)
Árbitro: Diórgenes José Padovani (ES)
Assistentes: Vanderson Antônio Zanotti (ES) e Fabio Faustino dos Santos (ES)
Gols: Itaqui aos 22 do 1º tempo e Renatinho aos 45 do 2º.
Cartão amarelo: Ítalo (PAR), Itaqui (SAO) Renatinho (PAR), Alex Santana (PAR), Giovanni (SAO), Leandro Melo (SAO)
Público pagante: 3.381