A atual gestão do Paraná Clube, desde que assumiu o comando do Tricolor, no início de 2016, ficou marcada pela constante troca de técnicos. Nesta temporada, quando encontrou em Wagner Lopes o treinador ideal para tentar levar o clube de volta à Série A do Campeonato Brasileiro, precisou mudar. A aposta será no desconhecido Cristian de Souza, que estava no Rio Branco-AC e terá a missão de conduzir o time paranista à Primeira Divisão na sua décima participação seguida na Série B do Campeonato Brasileiro.

continua após a publicidade

Cristian de Souza foi o nome encontrado pela diretoria para dar sequência no trabalho realizado até aqui por Wagner Lopes. O executivo de futebol do Tricolor, Rodrigo Pastana, conhece bem o trabalho do novo comandante e deixa de lado as contestações que possam aparecer pela escolha do treinador para a continuidade da temporada.

“Muitos vão contestar, assim como contestaram a chegada do Wagner Lopes, como se ele fosse um treinador fracassado, que tinha rebaixado o Sampaio Corrêa. Ele provou que não era isso. Tenho certeza que o Cristian vai fazer um bom trabalho aqui porque a filosofia dele casa com o que vem sendo praticado no Paraná Clube”, apontou Pastana.

A contratação do treinador, inclusive, é uma aposta do dirigente. Trabalhou com Cristian no Figueirense e no Ceará. A especialidade do novo comandante paranista é nas categorias de base, com boas campanhas especialmente em Copas São Paulo de Futebol Júnior.

continua após a publicidade

“É um cara que ganhou muita coisa no Grêmio, na base. Depois, trabalhou comigo no Figueirense e no Ceará. Disputou a Copa São Paulo pelo Água Santa. Eu convidei. Apesar de ter a final do campeonato estadual para fazer ele, na hora, aceitou”, comentou Pastana.

“Ele tem uma filosofia muito parecida com a do Wagner. Então, a gente procurou um novo treinador no mesmo perfil. Por isso, a contratação do Cristian”, prosseguiu o cartola.

continua após a publicidade

O novo treinador já viu de perto o time paranista em ação. No último sábado, o Paraná empatou em 1×1 o jogo-treino contra o Joinville, no CT Ninho da Gralha, em Quatro Barras. Depois da eliminação no Campeonato Paranaense, três reforços foram confirmados pela diretoria. O zagueiro Wallace, o lateral-direito Cristovam e o atacante Daniel Morais já foram oficializados pelo Tricolor. O meia-atacante Minho, ex-Rio Branco, já está no clube e seráconfirmado nos próximos dias.

Além deles, a boa notícia da semana passada ficou pela renovação do meia Renatinho. Por outro lado, o zagueiro Airton e o lateral-direito Diego Tavares deixaram o clube e vão defender o Avaí. Com isso, segundo Rodrigo Pastana, um zagueiro ainda deverá ser contratado para o início da Série B.

“Quanto a novas contratações, agora vamos aguardar. Temos 35 atletas hoje. Gostaríamos até de trabalhar com menor número, mas a gente entende que, hoje, não é possível porque ainda temos a Copa do Brasil e tem a limitação de inscrição. Então, a gente vai esperar um pouquinho. Vamos trabalhar com esses 35 a partir de agora e esperar novas oportunidades mais para o meio do ano”, concluiu o dirigente.