O Paraná Clube recebe o Fluminense nesta segunda-feira (4), às 20h, na Vila Capanema, reeditando um confronto que não acontecia há onze anos. A última vez que isso aconteceu foi em 2007, ano do rebaixamento do Tricolor, na mesma Vila Capanema, e foi repleto de tensão e expectativa, principalmente fora de campo.
- Pressionado pela primeira vitória, Tricolor recebe o Fluminense
- Presidente do Paraná Clube dispara contra o elenco após falta de pontaria
A partida aconteceu no dia 30 de setembro daquele ano, válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando o Tricolor já brigava para fugir da degola, enquanto o time carioca, campeão da Copa do Brasil, sonhava com a terceira colocação na tabela. Mas a maior preocupação estava com a renovação do contrato do meia Thiago Neves, curiosamente revelado no time paranista, e principal nome do Flu na ocasião.
A véspera daquele jogo ficou marcada por reuniões e conversas entre o então diretor de futebol do Fluminense, Branco, e o empresário do jogador, Luiz Alberto. O problema maior é que o atleta só tinha vínculo com o clube carioca até o final de 2007 e já havia assinado um pré-contrato com o Palmeiras. Incomodado com o embróglio, o técnico Renato Gaúcho havia afirmado que Thiago Neves só jogaria se acertasse sua situação com o clube.
Dito e feito. O treinador cumpriu a promessa e, embora tivesse viajado com o elenco para Curitiba, Thiago Neves não foi relacionado para o confronto. Sem seu principal jogador, o Flu foi presa fácil para o Paraná Clube, que precisando da vitória, teve uma noite de gala e ganhou a partida por 3×1, de virada. Somália abriu o placar para os visitantes, mas o Tricolor conquistou os três pontos com gols de Jeff, Batista e Vandinho.
Confira a classificação completa do Brasileirão
Com o triunfo, o time paranista saiu da zona de rebaixamento naquela rodada, chegando aos 34 pontos, um a mais que Atlético-MG e Corinthians, que estavam na degola na ocasião. Só que, nas dez rodadas seguintes, o Paraná Clube somou apenas duas vitórias, um empate e sete derrotas, acabando rebaixado para a Série B. Pelo lado do Fluminense, na semana seguinte à partida, Thiago Neves anulou o pré-contrato com o Palmeiras e renovou com o time carioca.