Com pouco mais de cinquenta dias no comando do Paraná Clube, o técnico Nedo Xavier conseguiu, nas duas últimas rodadas, finalmente emplacar duas vitórias seguidas na Série B do Campeonato Brasileiro e dar novos rumos ao Tricolor na competição nacional. Mesmo vivendo ainda sob a desconfiança do torcedor paranista, o comandante do Tricolor, dentro das limitações do clube e ainda com um grupo novo nas mãos para trabalhar, promete brigar pelo acesso à Primeira Divisão do ano que vem.
Com 41% de aproveitamento conquistado em oito jogos na Série B, o Paraná deverá, segundo o setorista da rádio Transamérica, Irapitan Costa, ter a cara do treinador a partir da décima rodada. “O trabalho dele acabou sendo prejudicado pela chegada de atletas no decorrer da competição e por ser ainda um grupo em formação. Eu imagino que dá para cobrar do Paraná uma cara de time daqui duas ou três rodadas ainda”, ponderou.
A sequência de vitórias conquistada nas duas últimas rodadas contra Luverdense e Mogi Mirim, em duelos realizados na Vila Capanema, veio justamente depois que o técnico paranista teve dez dias para trabalhar com a equipe. Antes, depois de iniciar vencendo o Ceará, na Vila Capanema, o Tricolor caiu na classificação e, ameaçado pelo risco de rebaixamento, ficou cinco rodadas sem vencer.
Maneco
O comentarista das rádios Mais e Barigui, Manoel Fernandes, profundo especialista quando o assunto é Paraná Clube, acredita que a diretoria paranista acertou na contratação de Nedo Xavier para tentar conduzir o Tricolor de volta para a elite do futebol nacional.
“Me determinei a analisar o trabalho do Nedo Xavier somente depois da décima rodada. São muitos jogadores contratados e outros que ainda estão chegando. Foi uma escolha certa e aos poucos acredito que ele vai arrumando essa equipe. Sem contar que é um cara nosso, de Curitiba e o Paraná Clube deu essa oportunidade para ele trabalhar em Curitiba”, acrescentou o comentarista.
Valmir Gomes: “Não tem culpa”
Mesmo vivendo esse período de adaptação ao clube e, principalmente aos novos jogadores que chegam toda semana na Vila Capanema, o comentarista da rádio CBN, Valmir Gomes, elogiou o trabalho desempenhado pelo técnico Nedo Xavier até agora no comando do time paranista na disputa da Série B.
“Ele pegou um grupo totalmente novo e não tem culpa disso. Isso também pela reestruturação que o Paraná passa desde que a nova diretoria assumiu. É um trabalho novo do treinador, dos jogadores e até da diretoria. Temos que fazer a análise do rendimento do treinador em cima disso também. O Nedo Xavier tem um potencial muito grande e ainda precisa ajeitar a defesa e dar mais segurança ao time. Lá na frente, o clube ainda não encontrou um atacante goleador para a competição”, disse.
Virada
Gomes citou ainda que no jogo contra o Mogi Mirim, o treinador já mostrou seu valor quando conseguiu, no intervalo, mudar a cara da equipe paranista para conseguir reverter o placar adverso. “O trabalho do Nedo Xavier é bom e vai melhorar com o tempo. No intervalo de jogo contra o Mogi Mirim, o time voltou contra postura, sem cometer os mesmos erros e saiu de uma derrota para uma vitória por 3×1. É sinal que ele conhece de futebol”, concluiu o comentarista da CBN.