Paranista de quatro costados, o cronista esportivo Manoel Fernandes, conhecido carinhosamente entre os amigos como Maneco, recebeu em vida uma homenagem especial do Paraná Clube, seu time do coração. No último final de semana, em sessão do Conselho Deliberativo, foi inaugurada a sala de imprensa Manoel Fernandes, no CT Ninho da Gralha, em Quatro Barras. Homenagem que emocionou o radialista que, além dos serviços prestados à Rádio CBN AM atualmente, também é conselheiro vitalício do Tricolor.

continua após a publicidade

“Eu confesso que foi uma das maiores emoções da minha vida. Senti uma emoção tão grande assim no nascimento da minha primeira filha. Até porque a gente nunca aguarda uma homenagem em vida, mas sempre depois que as pessoas morrem. Ser homenageado em vida causa uma emoção incontida, diferente de tudo”, emocionou-se Maneco, em entrevista à Tribuna do Paraná.

É impossível, hoje, falar do Paraná Clube e não lembrar de Manoel Fernandes. Sempre com perguntas pertinentes no dia a dia, mas com pensamento e com cobrança de um torcedor, Maneco é sempre uma atração à parte nas entrevistas pré e pós-jogos do Tricolor. O cronista esportivo não liga de, nas partidas, comemorar os gols paranistas, além de vibrar em lances de efeito durante os treinamentos quando são abertos à imprensa.

A história de Maneco com o Tricolor começou há muito tempo, ainda com o Água Verde, que foi um dos clubes que ocasionaram a fusão do Paraná. Depois, trabalhou ao lado de Érton Coelho de Queiroz, então presidente do Pinheiros, como relações públicas do clube. Atualmente, Manoel Fernandes é conselheiro vitalício e contribui como pode no dia a dia paranista.

continua após a publicidade

“Essa paixão é enorme. Tenho uma paixão pelo Paraná que, se eu pudesse, se fosse um homem de posses, acho que meu dinheiro ficaria todo lá. Sou apaixonado pelo clube. Tem pessoas que não entendem isso. O que vale é isso, ter um amor assim tão grande por um clube de futebol. Temos que nos apegar em alguma coisa, seja espiritual ou da vida, e o Paraná é um deles”, contou.

continua após a publicidade

Manoel Fernandes, no final do ano passado, quando o Paraná Clube conseguiu o acesso à primeira divisão, decidiu pendurar o microfone. No entanto, por conta de um movimento que surgiu nas redes sociais pedindo seu retorno ao rádio, mudou de ideia. Mas Maneco decidiu que seu momento na crônica esportiva está perto do fim. Vai se aposentar definitivamente no final deste ano, mas será lembrado para sempre por todos da imprensa que entrarem na sala de imprensa que leva seu nome no CT Ninho da Gralha.

“Diante desse movimento que surgiu pedindo para eu ficar, fiquei sensibilizado e decidi ficar mais esse ano, ainda mais que o Paraná voltou à primeira divisão depois de dez anos. Mas agora é definitivo. Nesse final de ano eu paro”, cravou Maneco, que espera seguir contribuindo com o clube. “Se for convidado para trabalhar no Paraná e que não seja remunerado, eu aceitaria para fazer alguma coisa pelo Paraná. Preciso cuidar um pouco da saúde, dos netos”, emendou.

 

Confira a tabela e a classificação do Brasileirão!

Manoel Fernandes, na verdade, usa o rádio para prestar serviços ao Paraná Clube. Não recebe nada para empunhar o microfone da CBN AM, somente se conseguir vender cotas de patrocínio. Maneco, porém, vai deixar o rádio um tanto quanto decepcionado, já que relatou que acabou sendo abandonado por antigos apoiadores do seu trabalho.

“Estou terminando um pouco decepcionado. No rádio, assinaram minha carteira apenas uma vez, nos anos 80, na Rádio Capital. Os empresários que apostaram em mim fugiram todos, não dão mais apoio de nada. Trabalho na Rádio CBN há mais de três anos e não tenho um patrocinador sequer. Faço pelo Paraná. Uso a minha gasolina, a minha internet. Pago para trabalhar. A minha missão é essa: falar do Paraná e assim cumpro meu papel de conselheiro. Falando do clube, divulgando sempre com amor e determinação”, arrematou Maneco.