Sem muito tempo para lamentar a eliminação no Campeonato Paranaense, no último final de semana, o Paraná Clube inicia nesta quinta-feira (13), diante do Vitória, às 19h15, no Barradão, a sua luta para chegar às oitavas de final da Copa do Brasil. Será uma boa oportunidade para o time paranista, que vem fazendo uma grande temporada até agora, mostrar que atingiu um bom nível de maturação e que não deixará o revés sofrido no Estadual para o Atlético lhe atrapalhar na sequência da competição nacional.

continua após a publicidade

O Tricolor chega para este duelo somente quatro dias depois de ser eliminado do Paranaense após liderar o torneio de ponta a ponta na primeira fase. O técnico Wagner Lopes, porém, acredita que o elenco precisa estar sempre motivado para fazer o seu melhor, independentemente dos fatores externos.

“Vejo de maneira oposta. Não sou eu que vou motivar o atleta. Comigo era assim. O motivo da ação vem de dentro do atleta, dentro da mente, do coração. O motivo da ação para alguns atletas é comprar um carro novo, comprar uma casa, ter uma vida financeira estável. Vejo que o motivo da ação não pode depender do exterior. Tenho problemas na vida, todos têm, mas não posso deixar que o fator externo diminua ou aumente minha motivação. Tem que fazer você pensar no que você quer, não no que você não quer. Quero pensar na vitória, em boas atuações e no erro zero”, explicou o treinador.

O duelo para o Paraná Clube não será fácil. O Vitória tem, até agora, o melhor rendimento do futebol brasileiro neste início de temporada, nas disputas do Campeonato Baiano, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Apesar do bom momento, Wagner Lopes garantiu que o Tricolor, apesar de considerar um empate um bom resultado, não vai a Salvador preocupado em não perder.

continua após a publicidade

“Nós não vamos até a Bahia para nos defender. Nós vamos lá para jogar, para atacar. Na hora que tiver que fechar as linhas, vamos fechar as linhas. Com a bola, a gente precisa jogar, desfrutar e ter a bola. Sem a bola, todos sabem o que tem que ser feito. É importante ter o time equilibrado na fase defensiva para ocupar bem os espaços. Erro zero não existe, mas você tentar cercar todos os detalhes para o adversário não criar é importante”, avisou.

Para encarar o Vitória, o Paraná Clube tem um desfalque confirmado. O volante Alex Santana, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, está fora. A tendência é de que Gabriel Dias, recuperado de lesão, seja escalado na contenção ao lado de Leandro Vilela. O restante da formatação do meio de campo paranista ainda depende ainda de um aval do departamento médico.

continua após a publicidade

Wagner Lopes confirmou que os meias Renatinho e Guilherme Biteco, com dores musculares, podem ficar de fora do jogo. Na frente, os atacantes Felipe Alves e Nathan não deverão atuar. Por outro lado, o atacante Robson retorna ao time depois de cumprir suspensão diante do Atlético. Seu companheiro deve ser novamente Pedro Bortoluzo.

FICHA TÉCNICA

COPA DO BRASIL
Quarta Fase – Jogo de ida

VITÓRIA X PARANÁ CLUBE

Vitória
Fernando Miguel; Patric, Kanu, Alan Costa e Geferson; Willian Farias, (Bruno Ramires), Cleiton Xavier e Gabriel Xavier; David e André Lima.
Técnico: Argel Fucks

Paraná Clube
Léo; Júnior, Airton, Brock e Rayan; Gabriel Dias, Leandro Vilela, Renatinho e Guilherme Biteco (Diego Tavares) (Jhony); Robson e Pedro Bortoluzo.
Técnico: Wagner Lopes

Local: Barradão (Salvador-BA)
Horário: 19h15
Árbitro: Wagner Reway (Fifa-MT)
Assistentes: Fabio Rodrigo Rubinho (MT) e Marcelo Grando (MT)