O Paraná Clube vive uma instabilidade na Série B do Campeonato Brasileiro. Em sexto lugar na tabela, o Tricolor oscila entre sequências de vitórias ou de invencibilidade, com momentos de derrotas consecutivas. Resultado do que vem sendo apresentado em campo.
Apesar de estar na cola do G4 – está apenas dois pontos atrás do Operário, o quarto colocado, que tem um jogo a mais -, o time paranista tem o sexto pior ataque da competição, com 18 gols marcados. É o pior neste quesito entre os dez primeiros da tabela.
+ Leia também: Torcida protesta após julgamento de morte de paranista
Por outro lado, o Paraná tem a terceira melhor defesa do torneio, ao lado de Ponte Preta e Vila Nova, tendo sido vazado 19 vezes. E este desempenho é muito graças ao goleiro Thiago Rodrigues.
De volta ao Tricolor em 2018, o arqueiro só virou titular este ano, após a saída de Richard, que foi para o Ceará. Mas rapidamente ele ganhou a confiança no clube, se firmando na posição. Na temporada, foram 30 jogos, com 27 gols sofridos. Ficou de fora de apenas quatro partidas, sendo duas pelo Campeonato Paranaense e duas pela Série B.
+ Mais na Tribuna: Tricolor perde mais dois jogadores para o departamento médico
E a presença do goleiro em campo vem sendo fundamental para o Paraná. Muito pelas boas atuações. No último sábado (14), por exemplo, ele garantiu o 0x0 diante do Cuiabá, com pelo menos quatro defesas, além de ter pegado um pênalti no final do jogo.
Antes, já teve atuações de destaque e que foram importantes no empate em 1×1 com o mesmo Cuiabá, no primeiro turno, e na vitória por 2×1 sobre o Bragantino, na Vila Capanema. Ele tem uma média de três defesas difíceis por jogo.
+ Viu essa? Paraná completa seis jogos sem vencer em casa, mas discurso é de que time está bem
Mas, mais do que estar fechando o gol, Thiago Rodrigues é um dos líderes do elenco. Aos 30 anos, o arqueiro é um dos mais velhos do grupo, atrás apenas de Éder Sciola (33), Leandro Almeida (32) e Itaqui (31). Tanto que, recentemente, ganhou a braçadeira de capitão do time.
“O Thiago é uma referência dentro do clube, para o nosso torcedor, é um jogador muito importante para mim, pela liderança, é um dos nossos capitães. Isso é mérito dele, da dedicação, dos preparadores de goleiros, e dos outros goleiros. É um ambiente que faz todos crescerem”, destacou o técnico Matheus Costa.
+ Confira a classificação completa da Série B!
Sinais de que o goleiro é uma peça-chave do Tricolor e que um possível acesso passa diretamente pelas suas mãos e por boas participações, como já vem acontecendo recentemente.