A Vila Capanema, neste início de temporada, tem feito bem ao Paraná Clube. O Tricolor alcançou a liderança isolada do Campeonato Paranaense depois de, mesmo sem ser brilhante e com algumas dificuldades, vencer o Cianorte por 2×0, na noite de quinta (2), no Durival Britto. O time paranista, agora com seis pontos conquistados, vai tentar manter a ponta da classificação do Estadual no clássico diante do Coritiba, que acontece neste domingo (5), às 20h, no Couto Pereira.
- Regra Geral! Veja mais sobre o futebol paranaense na coluna do Mafuz!
- Foi mais difícil, mas Paraná Clube vence e é o único time 100% no Paranaense
- Intacta, defesa do Paraná teve atenção especial na pré-temporada
Com o time considerado titular, com a base repetida na vitória conquistada sobre o Avaí, pela Primeira Liga, semana passada, o Paraná teve o controle do jogo, mas esbarrou na boa marcação imposta pelo Cianorte. O time viveu, nos primeiros 45 minutos, das investidas do atacante Vitor Feijão pelo lado direito do campo. Foi assim que o Tricolor, logo aos dez minutos, quase abriu o placar, mas Jonas Pessalli não chegou a tempo de mandar para a rede.
Com dificuldades no meio-campo, principalmente com a falta de repertório ofensivo para furar a defesa do Cianorte, o Tricolor conseguiu chegar com perigo somente na reta final do primeiro tempo. Aos 32, em contra-ataque rápido puxado por Ítalo, Diego Tavares recebeu livre, bateu cruzado, mas novamente Jonas Pessalli não conseguiu abrir o placar.
O Leão do Vale, bem postado no seu setor defensivo, tinha uma transição rápida, mas os contra-ataques eram controlados pela defesa do Tricolor. O time paranista, na reta final do primeiro tempo, conseguiu chegar com perigo duas vezes, sempre com Vitor Feijão, mas não conseguiu tirar o zero do placar.
O Paraná, no segundo tempo, seguiu com dificuldades no meio de campo, especialmente depois que o Cianorte adiantou sua marcação e passou a dificultar a saída de bola do Tricolor. O Leão do Vale, então, mais organizado, criou sua melhor chance aos 4 minutos. Max fez a jogada, serviu Vinicius, mas o camisa 9, dentro da área, depois de passar por Airton, acabou chutando para fora.
O time paranista viu sua situação na partida melhorar aos 13 minutos, depois que Jackson cometeu falta dura em Vitor Feijão, tomou o segundo amarelo e foi expulso. Mesmo com mais espaços, o Tricolor seguiu com dificuldades, sobretudo pela boa postura defensiva do Leão do Vale. Aos 25, o Paraná chegou perto de marcar com o zagueiro Eduardo Brock, que chutou de longe, mas João Gabriel fez boa defesa.
Insistente e mais na base de transpiração, o time paranista abriu o placar aos 31 minutos e saiu dos pés de dois jogadores que saíram do banco de reservas. Felipe Alves chutou cruzado e Alex Santana, livre, mandou sem chances para João Gabriel. O gol deu mais tranqüilidade ao Tricolor que, com o jogo controlado, ainda ampliou a vantagem aos 43. Em cobrança de falta da lateral, Renatinho surpreendeu o goleiro do Leão do Vale, mandou no ângulo e garantiu a terceira vitória em três jogos na Vila Capanema em 2017.