O empate em 1×1 como CRB, até então no G4, mostrou que o Paraná vem aproveitando as oportunidades e beliscando pontos fora de casa. Porém, para que esta pontuação faça diferença na classificação, o Tricolor precisa vencer como mandante. Até aqui, nesta Série B, foram cinco jogos na Vila Capanema, com duas vitórias, dois empates e uma derrota, o que dá um aproveitamento de 53% dos pontos disputados.

continua após a publicidade

Como comparativo, os quatro times que estão atualmente na zona de acesso para a Série A tem um aproveitamento muito maior quando joga diante da sua torcida. Vasco e Atlético-GO, líder e vice-líder, respectivamente, em cinco partidas em casa, somam 80% de aproveitamento. O Criciúma, em terceiro, com seis partidas em seu estádio já somou 88,8% dos pontos disputados, enquanto o Ceará, que fecha o G4, em seis jogos em casa tem 83% de aproveitamento.

Uma diferença que reflete diretamente na tabela. Se o Paraná tivesse esse mesmo desempenho na Vila Capanema, estaria com, pelo menos, 18 pontos. Ou seja, apenas dois atrás do G4.

A chance de começar a melhorar este retrospecto é neste sábado (25), contra o Joinville, às 16h. Um resultado positivo se torna fundamental não só para se manter próximo do pelotão de cima, mas para evitar uma aproximação da zona do rebaixamento. O time catarinense é quem abre o Z4, com 11 pontos. Se vencer a partida, ultrapassa o próprio Tricolor, que dependendo da combinação de resultados, pode terminar a 12ª rodada no 16º lugar.

continua após a publicidade