O Paraná Clube estreia na Copa do Brasil nesta quinta-feira (02) diante da URT, em Patos de Minas. Em jogo único, com cara de decisão, o Tricolor precisa apenas do empate para avançar à próxima fase.
- Mansur sai no BID e deve ser titular na Copa do Brasil
- Aos poucos Wagner Lopes lança jogadores da base Tricolor
A última vez que o Paraná disputou a Copa do Brasil e a primeira divisão do Campeonato Brasileiro no mesmo ano, foi em 2002. Naquela oportunidade o Tricolor chegou as quartas de final diante do Corinthians e saiu após derrota por 3×1 fora de casa e vitória, insuficiente, de 1×0 na Vila Capanema. O Timão foi campeão daquela temporada.
Depois disso o time paranista amargou cinco anos fora da disputa do mata-mata nacional. Em 2008, quando voltou à competição, foi eliminado pelo Internacional com uma goleada histórica de 5×1, somado 7×1 no placar agregado.
Nos anos seguintes o Paraná fez participações medianas chegando apenas na segunda fase eliminado por Fortaleza, Sport e Botafogo respectivamente e em 2012 chegou às oitavas e parrou no Palmeiras.
Nos últimos cinco anos, dois vexames marcam a história Tricolor na Copa do Brasil. O primeiro, em 2013, quando foi eliminado, após derrota de 3×2 em casa, pelo São Bernardo-SP, time que na época tinha apenas nove anos de existência. E segundo, em 2015 com a eliminação nos pênaltis, pelo Jacuipense-BA ainda na primeira fase.
Em 2014, novamente na segunda fase, Paraná foi eliminado, mas dessa vez pela Ponte Preta. Foram dois empates de 1×1 e nos pênaltis o placar foi 8×7 para o time paulista. E em 2016 o algoz foi a Chapecoense na segunda fase.
No ano passado, cinco temporada depois, chegou novamente às oitava de final e dessa vez Foi eliminado pelo Atlético-MG. O Tricolor venceu o primeiro jogo na Vila Capanema por 3×2, mas perdeu de 2×0 em Minas Gerais.