O técnico interino do Paraná Clube, Fernando Miguel, ganhou alguns dias a mais para trabalhar a equipe para o duelo contra o ABC. Na sexta-feira à noite, a CBF anunciou a mudança da partida de sábado para amanhã, às 21h, por causa do cancelamento do voo do time potiguar para Curitiba – a equipe do Rio Grande do Norte só chegaria na capital paranaense somente ao meio dia de sábado.
De acordo com o vice-presidente do ABC, Rogério Marinho, se a equipe pegasse o voo seguinte disponível para Curitiba, a chegada em Curitiba seria no sábado e o desgaste para o jogo seria maior – lembrando que o time potiguar luta contra o rebaixamento para a terceira divisão. “A delegação chegaria em Curitiba no sábado e teria um período curto para repouso antes do jogo à noite. Por conta disso, a partida foi adiada”, disse em entrevista ao GloboEsporte.com.
Como o site do Paraná Clube está fora do ar desde a última sexta, o clube precisou se virar via redes sociais para conseguir avisar os torcedores do adiamento da partida. Apesar de ferir o Estatuto do Torcedor, a mudança aconteceu dentro da lei, já que os jogos podem ser alterados pela CBF por motivos de força maior e foi o que aconteceu neste caso, com o cancelamento do voo do ABC para Curitiba.
No site oficial da entidade máxima do futebol brasileiro, a mudança foi explicada como de “caráter emergencial”: “Reprogramação da partida devido a problemas com a aeronave da delegação da ABC em Natal, o que tornou inviável a realização da partida na sua programação original”, disse a nota da CBF.
Com isso, os jogadores paranistas, que estavam concentrados para a partida, ganharam mais três dias para trabalhar visando a partida contra o ABC-RN. Fernando Miguel, que já tinha na sua cabeça uma equipe definida para o duelo, aproveitou o tempo para, sobretudo, dar mais ritmo a alguns jogadores que estavam no departamento médico, casos do zagueiro Luiz Felipe e do atacante Henrique, além dos jogadores que voltam de suspensão e que não atuaram no último compromisso diante do Vitória, caso do meia Rafael Costa, artilheiro tricolor na Série B com seis gols marcados.
Distância
Diminuiu para sete pontos a diferença do Paraná Clube para a zona de rebaixamento da Série B. Com o jogo diante do ABC adiado, o Tricolor viu de camarote seus adversários jogarem na rodada deste final de semana e, dos times que disputam a permanência na segunda divisão, o Ceará foi o único vencedor e segue mais próximo de deixar a área de risco da competição nacional.
O Vozão, dentro de casa, depois de ter vencido no meio de semana o Botafogo, no Rio de Janeiro, desta vez, dentro de casa, venceu o Boa Esporte por 2×1, chegou aos 32 pontos e tem sete a menos que o Paraná Clube. O ABC, adversário do Tricolor e que vem logo atrás na classificação, tem 27 pontos e precisa da vitória em Curitiba para manter vivo o sonho de não ser rebaixado.
O Boa Esporte, derrotado para o Ceará, com 24 pontos, e o Mogi Mirim, com 22, estão virtualmente rebaixados à Série C. Agora, a pressão do Tricolor para este duelo contra o ABC aumentou um pouco. Se não quiser ver de perto o fantasma do rebaixamento, o time precisa vencer o time potiguar para voltar a abrir dez pontos de vantagem para a ZR faltando apenas seis rodadas.
Depois
A semana será decisiva para o Paraná garantir presença na Série B do ano que vem. Além do duelo de amanhã, diante do ABC-RN, na Vila Capanema, o Tricolor recebe sexta-feira o Macaé na Vila Capanema. O time do Rio de Janeiro está somente um ponto atrás do Tricolor. Duas vitórias nestes dois jogos livram o time do risco de queda à Terceirona.