Se alguém ainda tinha dúvida que 2017 é o ano pro Paraná Clube buscar o acesso para a primeira divisão, todas sumiram após a melhor partida da equipe no Campeonato Brasileiro da Série B. Eficiente, tecnicamente em alto nível e taticamente perfeito, o Tricolor aplicou um 4×0 no Guarani em pleno Brinco de Ouro. A vitória desta terça-feira (19) afirmou a equipe no G4 – agora, é o terceiro colocado, a dois pontos do Internacional e a cinco do líder América-MG. Jogando o que vem jogando, o sonho da Série A é cada vez mais real.
Confira como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!
O Paraná teve o controle do jogo. Não aquela coisa de ficar pressionando o tempo inteiro, mas sim o predomínio tático e emocional. Sabia que do outro lado estaria um adversário que jogaria até de forma desordenada para tentar a vitória. O segredo era jogar com inteligência, aproveitar os erros do Bugre e, ao mesmo tempo, as virtudes tricolores. Deu muito certo. Tanto o time quanto o técnico Matheus Costa tiveram um grande trabalho em Campinas.
Foram necessários exatos 53 minutos para o placar ser desenhado – os 47 do primeiro e mais seis no segundo. Guarani no ataque? Contra-ataque disponível, com Alemão e Renatinho. Alemão chutou, a bola explodiu na zaga e sobrou para João Pedro. 1×0, 6 do primeiro tempo. Guarani no desespero? Mais um contra-ataque. Alemão lançou, João Pedro dominou e Richarlyson fez pênalti. Renatinho cobra com muito estilo. 2×0, 14 do primeiro.
Guarani dá espaços? Paraná ganha o escanteio e tem a bola parada. A jogada ensaiada de Renatinho e João Pedro funciona, Renatinho dribla dois marcadores e cruza para Iago Maidana. Cabeçada sem chances para Vagner. 3×0, 38 do primeiro. Guarani atacando com todo mundo? Então tome mais um contra-ataque. João Pedro lançou Cristovam, o lateral cruzou, Léo Rigo desviou para a rede, mas foi o camisa 2 paranista quem ficou com o gol. 4×0, 6 do segundo tempo.
OPINIÃO: Paraná nunca esteve tão perto de subir pra primeira divisão
Uma vitória como a de ontem mostrou mais uma vez as qualidades do atual Paraná. A mais evidente é a ótima fase de alguns jogadores, notadamente os dois melhores do time, o goleiro Richard e o meia Renatinho. No gol, Richard trabalhou bem menos que em outros jogos, mas mesmo assim fez três defesas importantes. E Renatinho foi de novo o maestro tricolor, comandando o time com passes precisos e convertendo o pênalti.
Mas há outros jogadores que merecem ser citados. Cristovam é um dos mais regulares da Segundona, e deu um baile em Richarlyson, que saiu vaiado. Iago Maidana se afirmou na zaga e fez o futebol de Eduardo Brock reaparecer. Leandro Vilela fez de novo ótima partida. E João Pedro foi decisivo, assim como Alemão, que mesmo sem marcar foi muito importante. Com apoio total dos boleiros, Matheus Costa também ganhou mais créditos com as três vitórias seguidas.
Veja a classificação da Série B!
E o Paraná Clube deu mais um grande passo para fazer real o sonho de voltar à primeira divisão. Faltam ainda 13 jogos – o próximo é na próxima terça (26), diante do Náutico, na Vila Capanema. Mas hoje ninguém mais duvida do Tricolor. Pelo contrário, cada vez se acredita mais no time de garotos que a cada partida resgata mais o orgulho do torcedor paranista.