A nova versão do Paraná Clube começa hoje. Depois de um período ‘desconhecido’, com Cristian de Souza no comando, o Tricolor estreia diante do Luverdense, às 20h30, no Passo das Emas, pela 16ª rodada da Série B, o seu lado ‘doido’. Com Lisca no comando, o time paranista espera reagir e voltar a se aproxima do G4 da competição.
- Com apenas um dia, Lisca não deve mexer muito no time
- Lisca já faz contas pra conseguir o acesso com o Tricolor
Na décima posição na tabela, com 20 pontos, o Paraná Clube está com quatro a menos que o CRB, que fecha o pelotão que hoje conquistaria o acesso para a elite do futebol brasileiro. Porém, para isto será preciso ganhar fora de casa, onde a equipe não vem tendo um bom desempenho.
Até aqui, foram, em oito partidas longe da sua torcida, apenas uma vitória, três empates e quatro derrotas. Um aproveitando de 25% dos pontos disputados, o segundo pior do Tricolor como visitante desde que voltou para a Série B, em 2008 – só é melhor que o de 2015, quando teve 24,56% -.
Alías, em todos anos de segunda divisão o time paranista vem sofrendo quando joga fora de seus domínios. Os melhores desempenhos foram em 2009 (36,84%) e 2013 (35,09%). Números que acabam pesando no total. Como um comparativo, em sete jogos na Vila Capanema nesta temporada, o Paraná já soma 14 pontos e é o quarto melhor mandante em termos de aproveitamento (66,7%). Ou seja, com um equilíbrio neste retrospecto, o Tricolor pode, enfim, entrar na briga lá em cima.
“Vitórias. Na Série B, três pontos são de suma importância. Tem que ter consistência, saber sofrer e viver a competição. Ter muita unidade, ser bem competitivo. Saber aproveitar as oportunidades. É se adaptar bem à competição, ser bem competitivo e ter qualidade. Ter organização coletiva forte. Trocar o eu pelo nós”, disse Lisca, no dia da sua apresentação.
E a oportunidade de voltar a vencer fora de casa, o que não acontece desde o 2×1 sobre o lanterna Náutico está diante da equipe do Mato Grosso, que em sete jogos no Passo das Emas conquistou duas vitórias, quatro empates e uma derrota, sendo o 15º melhor mandante.
Confira a tabela completa da Série B!
Para estrear com o pé direito, Lisca deve fazer algumas mudanças no time titular. A mais certa é a volta do volante Gabriel Dias, que estava suspenso na goleada por 4×1 sobre o Brasil de Pelotas, na rodada passada, e confirmou a sua permanência no clube após rejeitar uma proposta do futebol português.
Na zaga, o treinador também pode promover o retorno de Rayan no lugar de Maidana, enquanto no meio-campo Renatinho deve recuperar a posição de titular.
FICHA TÉCNICA
SÉRIE B
1º Turno – 16ª Rodada
LUVERDENSE X PARANÁ CLUBE
Luverdense
Diogo Silva; Aderlan, William, Pablo e Paulinho; Ricardo, Kazu, Sérgio Mota e Rafael Ratão; Rafael Silva e Alfredo. Técnico: Junior Rocha.
Paraná Clube
Richard; Cristovam, Rayan, Eduardo Brock e Igor; Leandro Vilela, Gabriel Dias, Renatinho e João Pedro; Róbson e Alemão.
Técnico: Lisca
Local: Passo das Emas (LUcas do Rio Verde-MT)
Horário: 20h30
Árbitro: Diego Pombo Lopez (BA)
Assistentes: José Carlos Oliveira dos Santos (BA) e Marcos Welb Rocha de Amorim (BA)