O Paraná Clube vai para a última rodada do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro cheio de esperança de voltar a vencer. O confronto acontece contra o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, nesta terça-feira (27), a partir das 19h15. Sem comemorar um triunfo há sete partidas e enfrentando problemas nos bastidores, como questões de atrasos de salários, esta é uma ótima oportunidade para que se comece uma reação do Tricolor. O jogo terá transmissão dos canais SporTV e Premiere.
Além do período crítico sem placares positivos, o time paranista fez apenas um gol nessa sequência que começou no dia 26 de julho, na derrota por 1×0 para o Sport, e vai até o empate em 0x0 com o vice-lanterna Criciúma, na Vila Capanema, no último sábado (24). Por isso, uma aposta é focar na melhora do aproveitamento do setor ofensivo, que precisa se superar para mostrar trabalho.
+ Leia mais: Paraná Clube deve ter o mesmo time contra o Botafogo-SP
Para isso, o técnico Matheus Costa está confiando no crescimento de Rafael Furtado, centroavante criado nas categorias de base do Paraná Clube. O jogador de 19 anos ganhou sua primeira oportunidade como titular em 2019 na última partida. Mesmo que não tenha balançado as redes ainda, ele garantiu que logo essa má fase do time irá passar.
“É muito ruim para nós atacantes não fazermos gols. Mas estamos treinando bastante finalizações e temos que ter calma para fazer gols. E quando sair, vai desandar”, afirmou. Furtado, inclusive, deve ser mantido como titular, no lugar de Jenison. A tendência, aliás, deve ser de que todo o time seja o mesmo que empatou com o Criciúma. Isso porque Matheus Costa tem graves problemas no meio-campo, sem contar com Matheus Anjos e Fernando Neto. Alesson, mesmo não agradando no último compromisso, deve ser mantido entre os 11 iniciais. Na zaga, Leandro Almeida deve seguir na vaga que era de Eduardo Bauermann.
+ Confira também: Paraná Clube confirma a contratação de Pimentinha
Mesmo em um momento complicado, em que há conversas sobre atrasos de salários no clube, os jogadores não querem que os problemas sirvam de desculpa para o time não vencer. Um dos líderes do grupo, o volante Itaqui quer que cada atleta do grupo possa fazer uma auto-avaliação e que dê o melhor para tirar o Paraná dessa situação.
“Quando se tem um tempo adverso, como estamos tendo, é o momento de cada um olhar para si para melhorar em vários aspectos. É hora de ter hombridade e saber que vamos reverter esta situação”, explicou. Na opinião do jogador, a equipe tem potencial para superar a má fase. O time paranista chegou a estar na vice-liderança com chances de disputar a primeira colocação quando emendou cinco vitórias seguidas, mas foi ’do céu ao inferno’ e agora está em sua pior situação na Segundona.
+ Confira a classificação completa da Série B!
“É difícil pontuar uma situação dessas. Se formos analisar os jogos da nossa sequência de vitórias foram jogos equilibrados, ajustados. Isso é Série B, é difícil definir alguma coisa. Até mesmo neste momento adverso”, afirmou. Itaqui avalia que daqui pra frente o Tricolor precisa ser muito eficiente e aproveitar qualquer mínima oportunidade que tiver para sair de campo com os três pontos conquistados.
“Não é que está tudo errado. Criamos algumas chances, mas a questão é o detalhe. Temos que saber que a meia chance que aparecer temos que converter em gol”, finalizou.
Ficha técnica
SÉRIE B
1º Turno – 19ª Rodada
BOTAFOGO-SP X PARANÁ CLUBE
Botafogo-SP
Darley; Lucas, Leandro Amaro, Luiz Otávio e Pará; Higor Meritão, Marlon Freitas e Nadson; Murilo Henrique, Erick e Henan.
Técnico: Hemerson Maria
Paraná Clube
Thiago Rodrigues; Eder Sciola, Leandro Almeida, Rodolfo e Guilherme Santos; Luiz Otávio, Itaqui e Alesson; João Pedro, Bruno Rodrigues e Rafael Furtado.
Técnico: Matheus Costa
Local: Estádio Santa Cruz
Horário: 19h15
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Assistentes: Diogo Carvalho Silva (RJ) e Andrea Izaura Maffra Marcelino de Sa (RJ)