Na reta decisiva da Série B do Campeonato Brasileiro, o Paraná Clube vem colecionando números importantes e que cada vez mais enchem o torcedor de esperança de que 2017 é o ano do retorno à primeira divisão. A defesa paranista tem sido um dos pontos fortes da campanha do time comandado por Matheus Costa. Em 28 jogos, o Tricolor tomou apenas 20 gols e tem, ao lado de Internacional e América-MG, o posto de melhor sistema defensivo da segunda divisão.
- OPINIÃO: Tricolor faz acreditar no fim do martírio na Série B
- Paraná Clube tem cinco decisões pra chegar no acesso
- FPF fatura alto com recorde de público do Paraná na Baixada
O time paranista, hoje, tem um sistema defensivo sólido. É o setor do Paraná que tem menos mudanças. Mesmo com a lesão e a saída do goleiro Léo, o Tricolor agiu rápido e encontrou em Richard o paredão que precisava para ter um grande aproveitamento defensivo. Além dele, o lateral-direito Cristovam, os zagueiros Iago Maidana e Eduardo Brock, além do lateral-esquerdo Igor completam a defesa mais eficiente da Série B.
Não a toa outros times já estão monitorando alguns desses jogadores que sustentam um grande rendimento até agora na Série B do Campeonato Brasileiro. Maidana, emprestado pelo São Paulo, deve voltar ao time do Morumbi. Já Brock despertou o interesse de grandes clubes do Brasil e sua permanência está atrelada ao acesso do Paraná à primeira divisão.
As quatro vezes em que o comando técnico foi trocado também poderiam influenciar no rendimento defensivo do Paraná, mas não aconteceu. Matheus Costa, efetivado no cargo após a demissão de Lisca, ajudou a manter a média baixa de gols sofridos. Em seis partidas sob o seu comando, o Tricolor tomou apenas dois gols.
Confira a classificação da Série B!
Diante do Criciúma, nesta sexta-feira (13), às 20h30, na Vila Capanema, o treinador não poderá contar com o goleiro Richard, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Diante da lesão de Marcos, o jovem arqueiro Douglas, de apenas 22 anos, fará sua estreia como titular do Paraná diante do tigre catarinense.