Valeu!

Após vitória fundamental, Roberto Fernandes valoriza “fator Vila Capanema”

Festa de Lúcio Flávio, Fernando Karanga e Leandro Silva para Diego Tavares, autor do terceiro gol do Paraná. Foto: Hugo Harada
Festa de Lúcio Flávio, Fernando Karanga e Leandro Silva para Diego Tavares, autor do terceiro gol do Paraná. Foto: Hugo Harada

O Paraná Clube deu um bico na crise e, na vitória por 4×1 diante do Bragantino conquistada na sexta-feira (28), na Vila Capanema, praticamente garantiu sua permanência na Série B do Campeonato Brasileiro do ano que vem. Apesar de não ter feito um grande jogo e de ter deslanchado somente no final da partida, o time paranista fez, sob o comando do técnico Roberto Fernandes, mais uma vez o dever de casa e, agora com 39 pontos na classificação da competição nacional, abriu nove de vantagem para a própria equipe de Bragança Paulista, que abre a zona de rebaixamento da segunda divisão.

Nas últimas semanas, o técnico Roberto Fernandes lamentou bastante a tabela que teve pela frente no início da sua trajetória no Tricolor. Foram quatro jogos fora da Vila Capanema de cinco disputados, com apenas uma vitória conquistada, justamente diante do CRB, diante do torcedor paranista. Contra o Bragantino, a promessa de ver a equipe pressionando o adversário desde o início foi cumprida e, tanto que antes mesmo dos dez minutos, o Paraná já vencia o jogo com um gol contra marcado por André Rocha.

Apesar de jogar em casa e da vitória parcial, o Tricolor errava bastante e viu o time paulista empatar ainda no primeiro tempo com Gabriel Dias. O clima de tensão tomou conta da Vila Capanema, sobretudo pela atuação desequilibrada do time paranista e também pelas chances criadas pelo Bragantino que, no início do segundo tempo, por pouco não conseguiu a virada, mas o goleiro Marcos e a trave salvaram o Paraná.

Na reta final do jogo, aproveitando um pouco mais dos espaços deixados pelo Bragantino, o Tricolor encaminhou a vitória com o gol marcado por Lúcio Flávio. Na sequência, em dois contra-ataques, Diego Tavares e Fernando Karanga marcaram mais duas vezes, definiram a vitória e praticamente asseguraram a permanência do clube na Segundona da próxima temporada.

O técnico Roberto Fernandes, visivelmente mais aliviado, gostou da atuação do time paranista que, segundo ele, comprovou a força do grupo nas partidas realizadas dentro da Vila Capanema. O treinador projeta que o Paraná pode, nesta reta final da Série B, terminar bem a competição nacional.

“Eu lamentava de fazer quatro jogos fora de casa dos cinco, mas agora temos dois jogos em casa e duas vitórias. Isso deixa a gente satisfeito e não que a equipe é um primor, mas vem entendendo o trabalho e o grupo vem trabalhando forte para que a gente siga bem na reta final da competição O mando de campo faz a diferença. São dois jogos diante do nosso torcedor, duas vitórias e nove gols marcados”, destacou o treinador.

Apesar de ter dado um passo gigantesco para permanecer na Série B, o Tricolor ainda não está totalmente livre do risco de queda à terceira divisão. Este é o pensamento que o treinador prega junto ao time paranista para não haver relaxamento para o duelo contra o Avaí, no próximo sábado, em Florianópolis.

“Enquanto nós não tivermos matematicamente na Série B de 2017, o trabalho precisa ser conduzido da mesma forma. Se vier a vitória sobre o Avaí e ela nos garantir, aí sim vamos pensar. Enquanto não ficarmos com 0% de chance, o trabalho precisa ser levado com muita seriedade”, arrematou Roberto Fernandes.