O Paraná Clube bem que tentou, mas não conseguiu sair da zona de rebaixamento antes da parada para a Copa do Mundo. Em recesso e com a reapresentação marcada para a próxima segunda-feira (25), o time paranista, nos bastidores, está se movimentando e corrigindo suas rotas para trilhar, a partir do mês que vem, na retomada do Campeonato Brasileiro, um novo caminho para tentar escapar do rebaixamento. O Tricolor, na verdade, já mostrou certa evolução nos últimos jogos e isso anima o técnico Rogério Micale de uma nova competição depois do Mundial.
- Tricolor tem baixa média de público na temporada
- Paraná Clube ‘bomba’ nas redes sociais em clima de Copa do Mundo
“Eu acho que vai ser um novo campeonato. Até aqui foram equipes que sabiam que teria essa parada, conseguiram se sustentar nesse momento, dentro do que poderia. A partir de agora, do returno, vai ser um novo momento. Talvez a gente tenha uma vantagem em relação a isso”, apontou o treinador.
Para isso, o Paraná Clube fará mudanças no seu elenco. A diretoria preparou uma lista de dispensas com atletas que não vinham atuando. Conseguirá, assim, enxugar um pouco a sua folha de pagamento para conseguir trazer novas contratações. Isto porque o time paranista já provou, nas 12 primeiras rodadas do Brasileirão, que ainda carece de reforços para a continuidade da Série A, mesmo depois de tantas contratações ao longo da temporada.
O Paraná Clube, neste ano, já utilizou quase quatro times inteiros em duelos pelo Paranaense, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Nada menos do que 42 jogadores foram usados. Desde o início da temporada, 29 atletas foram contratados e alguns já foram embora sem sequer ter entrado em campo pelo time paranista. Nos próximos dias, os laterais Marcelo Baéz e Alemão, o zagueiro Charles, o meia Matheus Pereira e o atacante Luan Viana devem ter suas saídas oficializadas pela diretoria.
Nos bastidores, o Tricolor está se movimentando para trazer novos reforços. Com o presidente Leonardo Oliveira acompanhando a Copa do Mundo na Rússia, a convite da CBF, o executivo de futebol Rodrigo Pastana é quem está cuidando das negociações. Pelo menos mais um lateral-direito, um zagueiro, um meia e um atacante devem desembarcar na Vila Capanema para a intertemproada visando a sequência da disputa do Brasileirão.
Opções que podem dar uma cara nova à equipe de Rogério Micale, que até já tem uma base, formada por Thiago Rodrigues, Rayan, Igor, Torito González, Leandro Vilela, Jhonny Lucas, Caio Henrique, Silvinho e Carlos. Destes, apenas Rayan, Igor e Leandro Vilela estavam no elenco em 2017.
Mas, desses titulares, tirando Thiago Rodrigues e Silvinho, que estão tendo boas atuações, nenhum outro pode ser considerado absoluto na equipe. Micale já ressaltou que o Tricolor não pode fazer loucuras no mercado e que confia no elenco que tem em mãos, mas, com novas peças à disposição e tempo para treinar – algo que ele não teve, uma vez que foi contratado em fevereiro -, pode ser que, na volta do Brasileirão, exista um novo Paraná Clube em campo, não só na postura, mas nas peças.