Nem o mais pessimista torcedor paranista esperava pela derrota de virada para o Oeste por 2×1, na noite de terça-feira (31), na Vila Capanema. Uma vitória deixaria o Paraná Clube muito perto do acesso à primeira divisão, mas o resultado negativo diante do quinto colocado e concorrente direto, fez o Tricolor ter a sua vaga no G4 ameaçada para as cinco rodadas restantes da competição nacional.
O time comandado pelo técnico Matheus Costa, que já chegou a ter 88% de chances de conseguir o acesso, viu, depois da derrota para o Oeste, na Vila Capanema, a probabilidade de jogar a Série A em 2018 despencar para 61% segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia. O Paraná, na verdade, deu sobrevida ao time paulista, que está agora apenas um ponto atrás do Tricolor.
- Derrota abate o Paraná Clube, que tenta retomar o rumo em Pelotas
- Análise: ansiedade e desorganização minaram o Tricolor
- Confira as notas da equipe da Tribuna pros jogadores paranistas
O técnico Matheus Costa, que sofreu seu primeiro revés como mandante nesta Série B, lamentou a derrota, mas destacou que o Paraná Clube continua dependendo apenas das suas próprias forças para conseguir o acesso à primeira divisão de 2018. O treinador espera que o Tricolor recupere os pontos perdidos em casa no duelo de terça-feira que vem (7), diante do Brasil, em Pelotas.
“A pressão é natural desde a primeira rodada até aqui e agora é ter tranquilidade de saber que estamos no G4 com um ponto de vantagem para o nosso concorrente. Temos mais uma decisão em Pelotas e vamos buscar os pontos que perdemos aqui. Méritos do Oeste, mas vale ressaltar que só depende de nós o acesso. Tem que ressaltar também a força da torcida e nessa reta final as coisas podem se tornar mais fáceis”, apontou o comandante paranista.
O grande receio do torcedor do Paraná é ver o filme de 2013 se repetir. Naquele ano, o Tricolor chegou perto do acesso, mas falhou nas rodadas finais e acabou permanecendo na segunda divisão. A torcida paranista, porém, que lotou a Vila Capanema diante do Oeste, após a derrota, aplaudiu a equipe e deu mostras que está junto com o clube para retornar à primeira divisão.
O momento agora é de juntar os cacos e tentar, diante do Brasil, em Pelotas, permanecer dentro do G4. “Agora é levantar a cabeça e a gente sabe que nada será fácil. É assim que vamos continuar para conquistar esse acesso. Temos mais uma semana para se recuperar e conquistar os pontos perdidos em casa lá em Pelotas”, concluiu o treinador.
Confira a classificação da Série B!
A rodada ainda pode ficar pior para o Paraná Clube. Além de poder ver América-MG, Ceará e Internacional dispararem nas três primeiras colocações, o Tricolor pode ver também o Vila Nova encostar novamente na tabela. Se o time goiano, sexto colocado, vencer o Paysandu, em Belém, a distância cai para apenas dois pontos.