Faltam 18

64 pontos: é esse o número mágico pro Paraná Clube subir

Só em 2012 a média dos times que subiram foi muito alta - o quarto colocado, o Vitória, chegou aos 71 pontos. Com o atual aproveitamento, o Paraná chegaria a 67 pontos. Foto: Albari Rosa

Ainda bastante cauteloso, com os pés no chão, só que a cada rodada que passa mais perto de voltar à primeira divisão, o Paraná Clube está caminhando a passos largos para, depois de dez anos seguidos, deixar de disputar a Série B do Campeonato Brasileiro. Com 46 pontos, o Tricolor já sabe o que precisa fazer para voltar à elite. Se pelo menos mantiver seu rendimento de 58% feito até agora, o Tricolor certamente sairá da fila e jogará, em 2018, a Série A novamente.

O Paraná Clube tem mais 12 jogos para fazer na Série B do Campeonato Brasileiro. Se conseguir manter seu aproveitamento até agora, o Tricolor fará mais 21 pontos, chegará aos 67 pontos e conseguirá o tão sonhado acesso à primeira divisão. No entanto, mesmo que não consiga alcançar esse número, o time paranista pode conseguir uma das quatro vagas na elite do futebol nacional do ano que vem.

Isto porque, na história, desde que a Série B do Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por 20 clubes, em 2006, somente em 2012 um clube não conseguiu subir com 67 pontos. Naquela temporada, considerada atípica por especialistas, o Vitória subiu com 71 pontos e o São Caetano, com a mesma pontuação, terminou na quinta colocação e acabou não conseguindo o acesso pelos critérios de desempate.

Nos outros, porém, a média de corte para o acesso à primeira divisão variou bastante, mas não passou de 65 pontos. Nas edições de 2009 e 2015, Atlético-GO e América-MG, respectivamente, conseguiram o acesso com essa pontuação. Já em 2008 e 2010, Barueri e América-MG conquistaram o direito de disputar a primeira divisão ocupando a quarta colocação na tabela com 63 pontos. O ano em que um clube teve a menor pontuação e mesmo assim conseguiu o acesso foi na Série B de 2007. O Vitória fez apenas 59 pontos e garantiu a vaga na Série A.

Se esse cenário se repetisse agora, o Tricolor precisaria de apenas mais 13 pontos em 12 jogos para voltar à elite do futebol nacional. No ano passado, por exemplo, o Bahia ficou com a quarta vaga e fez apenas 60 pontos, ou seja, garantiu o acesso com 52% de rendimento na Segundona. Pela média, 64 pontos são suficientes para o acesso. Então, uma conta mais prudente aponta que faltam 18 pontos para o Tricolor voltar à elite do futebol brasileiro.

Confira a classificação da Segundona!

Se somar o aproveitamento adquirido pelo técnico Matheus Costa a expectativa de acesso do Paraná Clube é ainda maior. Efetivado no comando do Tricolor na segunda-feira, um dia antes da goleada sobre o Náutico, na Vila Capanema, o comandante paranista, desde que substituiu o técnico Lisca, conseguiu quatro vitórias em quatro partidas na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.

Mesmo com o cenário favorável e de ter, segundo o site Infobola, especializado em estatísticas, 72% de chances de acesso, o técnico Matheus Costa quer evitar a euforia. Por isso, a meta é manter os pés no chão para a sequência do Tricolor na Segundona e para o duelo contra o Figueirense, amanhã, em Florianópolis.

“É mérito do dia a dia e levo cada partida como decisão. Não vou conseguir esse 100% de aproveitamento em todos os jogos e com pés no chão temos que nos dedicar em todos os jogos. A gente tem que estar preparado para todas as situações que pode acontecer. Claro que a gente almeja mais uma vitória em Florianópolis”, concluiu Costa.