O Paraná começou com o pé direito a luta pelo bicampeonato ao vencer, de virada, o Iraty, por 2 x 1, ontem, na Vila Capanema. Apesar da visível falta de entrosamento e de ritmo de jogo, as duas equipes demonstraram muita disposição e diversas chances de gols foram criadas e desperdiçadas. O Tricolor, que atuou com vários jogadores que ainda buscam seu espaço na equipe titular, foi mais competente nas finalizações e saiu com a vítória. Na quarta-feira o Paraná enfrenta o J. Malucelli, no Pinheirão, enquanto o Azulão encara o Nacional, em Rolândia.
A primeira chance para abrir o placar foi do Iraty, logo aos 2 minutos, numa saída errada de bola do zagueiro João Paulo. Ao tentar inverter o jogo, ele entregou a bola ao artilheiro Leandro, que não teve a calma suficiente para marcar, chutando por cima.
A melhor chance do Paraná só aconteceu no último minuto do primeiro tempo. O estreante Lima chutou errado na entrada da área e a bola caiu nos pés de Henrique, que acertou a trave.
Virada
Nenhum dos técnicos mudou para a etapa complementar.
Os erros cometidos na saída de bola do Paraná, vistos na etapa inicial, voltaram a ocorrer e isso foi fatal aos seis minutos.
O zagueiro João Vitor tentou um passe mais longo para o meio, que foi interceptado pelo volante Diogo, que lançou Assis, pegando a zaga tricolor desarrumada. O melhor jogador do Iraty dominou a bola e chutou forte na saída de Flávio, fazendo o primeiro gol da partida.
Inferiorizado no placar, o Paraná tentava pressionar mas não conseguia levar perigo ao gol do Iraty. As boas jogadas finalizadas paravam nas mãos do goleiro Emerson. Aos 15 minutos, Leandro teve a oportunidade de fazer o segundo gol do Azulão, mas, por preciosismo, chutou para fora.
O técnico estreante Zetti, sentindo que sua equipe não conseguia reagir, resolveu mudar. Felipe Alves, que não fez uma boa partida, cedeu seu lugar a André Luís. O lateral Alex foi deslocado para o meio e criou boas jogadas, até ser substituído por Da Silva. Jeff também saiu para a entrada de Vandinho.
As alterações mudaram o perfil do jogo e o resultado.
Aos 30, após cobrança do escanteio, a bola caiu nos pés de Vandinho que, em sua primeira finalização, marcou o gol tricolor. Dois minutos depois, a virada. Numa indecisão do goleiro Emerson, ele acabou cometendo pênalti, deslocando o meia Henrique dentro da área. Ele mesmo cobrou e determinou o placar final da partida. Após o gol tricolor, o cansaço tomou conta dos jogadores de ambas as equipes. Bastou ao Paraná tocar a bola e segurar a sua primeira vitória no Estadual 2007.
CAMPEONATO PARANAENSE
1ª FASE – 1ª RODADA
SÚMULA
Local: Durival Britto (Curitiba).
Horário: 16h.
Árbitro: Cleivaldo Bernando.
Assistentes: Faustino Vicente Lopes e Walter Luiz da Silva.
Gols: Assis (I), 6?, Vandinho (P), 30? e Henrique (P) 32? do segundo tempo.
Cartões amarelos: Vandinho, Lima, Goiano (P); Jéferson, Ernani, Assis (I).
Público total: 2.678
Pagantes: 2,118
Renda: 26.678
PARANÁ CLUBE 2×1 IRATY
PARANÁ
Flávio; Alex (Da Silva), João Paulo, João Vítor e Egídio; Xaves, Goiano, Felipe Alves (André Luiz) e Henrique; Jeff (Vandinho) e Lima. Técnico: Zetti.
IRATY
Émerson; Airton, Jéfferson, Édson Borges e Ernani; Russo (Muriqui), Diogo, Élton (Ceará) e Assis (Henrik); Leandro e Bruno. Técnico: Val de Melo.