Noventa minutos separam o Paraná Clube de enterrar um jejum de nove anos sem conquistas estaduais. No primeiro duelo pela final do Paranaense 2006, a Adap, badalada por eliminar Atlético e Coritiba, sucumbiu perante o time de melhor campanha do torneio. Flávio pegou tudo, Maicosuel infernizou o adversário e Leonardo exercitou sua vocação de artilheiro – atuações fundamentais para a vitória por 3 x 0, no Willie Davids, em Maringá, que deixa o Tricolor com uma mão da taça.
A situação do time da capital tornou-se extremamente confortável para o segundo jogo, domingo, no Pinheirão. Mesmo um revés por dois gols de diferença dará ao Paraná seu sétimo título estadual. Se a Adap devolver a derrota com três tentos de vantagem, a decisão vai para a prorrogação e, se necessário, para os pênaltis. A partida foi marcada por algumas decisões polêmicas do árbitro Evandro Rogério Roman, que marcou pênalti sobre Maicosuel e anulou um gol de Marcelo Peabiru e outro de Leonardo – lances que geraram reclamações por parte das equipes.
Incontestável, porém, foi a superioridade tricolor na partida. Mesmo diante de um público que em sua grande maioria apoiava o adversário, o Paraná repetiu a postura agressiva do último jogo contra o Rio Branco e tomou conta do gramado. A Adap, apática e recuada, errava passes e não conseguia se aproximar da meta de Flávio.
O maior volume se traduziu em gol quando Maicosuel passou pelo zagueiro Alex Noronha, foi ao solo e ouviu Evandro Roman apitar pênalti, aos 16?. Depois de alguma reclamação da Adap, o próprio meia, que havia errado uma penalidade no último jogo, cobrou com categoria e fez 1 x 0. Novas contestações surgiram cinco minutos depois, quando Peabiru, no primeiro ataque da Adap, marcou de cabeça e Evandro anulou o lance, atendendo aceno do assistente Roberto Braatz.
Mas o Paraná seguia mais consistente, e ainda contava com a benevolência do meio-campo da Adap, que oferecia uma avenida para os contragolpes. Maicosuel puxou vários deles com rapidez e habilidade, mas as finalizações impediram o tricolor de entrar no intervalo com vantagem maior. Num destes lances Leonardo fez o gol, anulado por Evandro. ?O Paraná jogou como Adap e a Adap jogou como Paraná?, resumiu o técnico do time de Campo Mourão, Gilberto Pereira.
Para a segunda etapa, Gilberto trocou o meia Gildázio pelo atacante Warlley. Mas logo aos 4? Leonardo subiu bem de cabeça e acertou o canto de Fábio, ampliando a vantagem paranista.
Só depois do segundo duro golpe a Adap acordou. Agora mostrando o toque de bola que caracterizou sua campanha, o time mandante foi à frente e pressionou. Mas duas barreiras impediram o gol: um certo preciosismo dos atacantes e mais uma ótima atuação de Flávio, que praticou pelo menos cinco defesas difíceis.
O Tricolor, que depois da saída de Maicosuel, aos 20?, perdeu muito da força ofensiva, já estava satisfeito com os 2 x 0. Mas, já nos acréscimos, Beto fez boa jogada e rolou para Leonardo marcar o terceiro e deixar o troféu a poucos metros da Vila Capanema. ?Não quero saber de empolgação?, cobrou o técnico Barbieri, depois do jogo. Impossível será frear o otimismo de uma torcida que desde 1997 não festeja uma volta olímpica.
Campeonato paranaense
Final – Jogo de ida
Súmula
Gols: Maicosuel (16-1º) e Leonardo (4-2º e 45-2º)
Cartões amarelos: Alex Noronha e Mineiro (A), Emerson e Maicosuel (P)
Renda e público: não divulgados
Árbitro: Evandro Rogério Roman
Assistentes: Roberto Braatz e Moisés Aparecido de Souza
Adap 0x3 Paraná
Adap
Fábio; Ângelo, Alex Noronha, Dezinho e Batista; Mineiro, Felipe Alves, Ivan (Serginho) e Gildázio (Warlley); Souza (Lino) e Marcelo Peabiru. Técnico: Gilberto Pereira
Paraná
Flávio; Gustavo, Emerson e Neguete (João Paulo); Goiano, Rafael Muçamba, Beto, Sandro, Maicosuel (Jeff, depois Elton) e Edinho; Leonardo. Técnico: Luiz Carlos Barbieri
Ingressos à venda
Os ingressos para o segundo jogo decisivo do Campeonato Paranaense – marcado para as 15h40 de domingo, no Pinheirão – estão à venda em todas as sedes do Paraná Clube a partir da manhã de hoje. Serão colocadas nas bilheterias 25 mil entradas, faltando definir a quantidade destinada aos torcedores da Adap. Os preços foram reajustados: R$ 20 para todos os setores (ou R$ 10,00 a meia-entrada).