Valquir Aureliano |
Tricolores comemoram o gol que abriu caminho para encerrar a fase na liderança do grupo B. |
A atuação não mais que mediana diante do Toledo virou um fato insignificante para o Paraná Clube. A combinação de resultados transformou o Tricolor no grande vencedor da última rodada da fase de classificação do Campeonato Paranaense.
O triunfo por 2 x 0, ontem, no Pinheirão, somado à derrota da então líder Adap para o Coritiba, deram ao Paraná o primeiro lugar do grupo B. Assim, o Tricolor, que enfrenta o Iraty nas quartas-de-final, decide a classificação em casa e não terá clássicos até a finalíssima. Se passar pelo Azulão na série de dois jogos eliminatórios – o primeiro acontece no próximo final de semana, no Estádio Emílio Gomes -, o time da Vila Capanema pega nas semifinais o vencedor de Rio Branco x Londrina.
Por pouco o Paraná não deixa escapar a liderança da chave. No primeiro tempo contra o já rebaixado e frágil Toledo, o Tricolor foi apático, desinteressado e sonolento. Mesmo com a posse de bola, o time não tinha criatividade nem disposição suficientes para furar a retranca adversária. As poucas chances foram desperdiçadas e o Toledo ainda incomodou em pontadas esporádicas. O time saiu de campo debaixo de vaias. ?Péssimo, horrível?, sintetizou o técnico Barbieri, ao final dos 45 minutos iniciais. Com os resultados de momento, o 0 x 0 deixaria o Paraná em terceiro lugar no grupo – e à mercê de ficar em quarto caso sofresse um gol.
No intervalo, o treinador chacoalhou os jogadores e trocou o sistema tático, introduzindo um segundo atacante (Jeff) no lugar de um dos três zagueiros (Neguete). Embora sem brilho, a mudança surtiu efeito. O time mostrou um pouco mais de disposição e força ofensiva e passou a trocar passes com maior precisão. Daí para os gols foi um pulo. Beto marcou de cabeça aos 11?, tranqüilizando o time.
O Toledo, indeciso entre manter o sistema defensivo e tentar o empate, abriu ainda mais espaços em sua fraca retaguarda. O jovem Eltinho fez o segundo, em lance polêmico -o Toledo reclamou que Jeff, em posição de impedimento, atrapalhou o goleiro mesmo sem tocar na bola -, e o Paraná mais uma vez desperdiçou várias chances de ampliar. Sorte que a quarta vitória consecutiva estava garantida.
Festa e quebra de tabus
Primeiro a classificação antecipada, depois a ponta do grupo B. Pouco a pouco o Paraná Clube, após início irregular, sedimentou sua reação no Campeonato Estadual. A primeira colocação do grupo ratifica para o Tricolor a condição de sério candidato ao título -palavra bastante citada depois da vitória sobre o Toledo. ?Já quebramos os tabus de cinco anos sem vencer clássicos (na verdade quatro, em jogos pelo Estadual) e de quatro anos sem classificar para as finais. Falta o de nove anos sem título. Passo a passo, chegaremos longe?, falou o zagueiro Gustavo.
Para o técnico Barbieri, a ?simplicidade? foi o fator que levou a equipe ao primeiro lugar. ?É um grupo consciente de suas limitações, e que teve personalidade para não se abater nos momentos ruins. A primeira meta era a classificação, mas não estamos satisfeitos?, disse, creditando à evolução física o crescimento do time nos últimos jogos. ?As pernas não ajudaram no começo. Mas sempre falei que com melhor condicionamento as equipes da capital fariam outro papel?.
Sobre o jogo de ontem, o treinador confirmou ter chamado a atenção do time no intervalo. ?Acharam que fariam o gol quando quisessem. Cobrei mais atitude e no segundo tempo a equipe voltou diferente. A vitória veio ao natural?, falou.
As quatro vitórias consecutivas representam a melhor série pelo Estadual desde 2001 e também do técnico Barbieri sob o comando do Tricolor.
Visitação foi sucesso
O Paraná Clube comemorou a boa resposta da torcida ao dia de visitação à Vila Capanema. Segundo a diretoria tricolor, cerca de 400 torcedores estiveram no estádio na tarde de sábado, rendendo dividendos para o prosseguimento do projeto de ampliação e reforma.
Além das obras em si – que entram na reta final com a montagem dos degraus da curva norte e o acabamento dos camarotes – a atração foi a reabertura da lojinha com produtos do clube, também reformada. ?Vendemos mais do que era previsto. Agora vamos abrir a Vila todos os sábados para visita?, falou o gerente social e de marketing, Luiz Carlos Casagrande. Neste fim de semana o clube vendeu mais dois dos 56 camarotes. Restam agora seis unidades disponíveis.
CAMPEONATO PARANAENSE
1.ª fase – 14.ª rodada
Gols: Beto (11-2º) e Eltinho (28-2º)
Local: Pinheirão
Árbitro: Valdenir de Souza
Assistentes: Antônio Marcos Camargo de Andrade e Andréia Perdoncini
Cartões amarelos: Douglas, Otávio Dutra, Edésio, Juninho, Fábio Rosa e Marquinhos (TCW)
Público: 2.475 pagantes (total: 2.974)
Renda: R$ 22.317,00
PARANÁ 2 x 0 TOLEDO
Paraná
Marcos Leandro; Gustavo, Emerson e Neguete (Jeff); Goiano, Rafael Muçamba (Serginho), Beto, Marcelinho (Sandro), Maicosuel e Eltinho; Leonardo. Técnico: Barbieri
Toledo
Colombo; Douglas, Otávio Dutra e Edésio; Leonardo (Juninho), Fábio Rosa, Daniel, Marquinhos e Wesley (Rui); Dinei e Jean. Técnico: Alfinete