O Paraná Clube inicia hoje – às 16h, no Durival Britto – uma ?contagem regressiva? para o término do primeiro turno. Em duas semanas serão cinco jogos, nos quais a meta é não apenas retornar, mas consolidar a posição do clube na zona de classificação à Libertadores da América.
Uma vitória na tarde de hoje, frente ao Atlético Mineiro, é fundamental nessa caminhada. Na seqüência, o tricolor ainda encara Botafogo e Vasco, em casa, e Goiás e Santos, fora.
?Não podemos perder contato com os primeiros colocados?, alertou Gilson Kleina. O tropeço em Porto Alegre deixou o clube paranaense a seis pontos do líder Botafogo, que ainda tem um jogo a menos. ?É uma competição muito equilibrada. Por isso, em casa, é preciso fazer o serviço?. Nessa busca, o treinador mantém a base e aposta as fichas no mesmo trio ofensivo das últimas partidas, com Éverton na criação e Vandinho e Josiel mais à frente. Destes, somente o artilheiro tem uma condição inquestionável.
Tanto Éverton como Vandinho, mesmo tendo participado de quase todos os jogos da equipe até aqui, não são unanimidade junto à torcida. A comissão técnica evita uma mudança radical neste momento, entendendo que só com uma seqüência de jogos a dupla vai conseguir estabilidade técnica e emocional. ?Eles precisam controlar a ansiedade, pois técnica têm de sobra?, ponderou Kleina. Tanto Éverton quanto Vandinho receberam novas atribuições desde a chegada do treinador, que hoje faz apenas o seu terceiro jogo à frente do Paraná.
Vandinho passou a jogar mais à frente, enquanto Éverton, agora, ganhou a missão de organizar o setor de criação. Antes, ele atuava quase que como um ponta-esquerda. Até no número das camisas houve inversão. ?Acho que o time está buscando o ponto ideal. Nas duas últimas partidas, conseguimos atuações equilibradas, marcando forte e chegando à frente?, lembrou Éverton. Só que a comissão técnica espera mais. Principalmente no que diz respeito ao volume de jogo e às finalizações.
O setor defensivo, apesar do time ter sofrido apenas um gol desde a estréia de Kleina, é o único a sofrer alterações. O goleiro Flávio e o zagueiro Daniel Marques, recuperados de lesões, voltam à equipe, assim como Neguete. Após cumprir suspensão, ele ocupará a vaga de Luís Henrique, que pela primeira vez fica de fora, devido ao terceiro cartão amarelo.
Casa cheia contra legião de ex-paranistas
Com casa cheia – restavam até ontem à tarde menos de dois mil ingressos para a torcida do Paraná, nas sociais (R$ 20) -, o Tricolor busca hoje a 7.ª vitória neste Brasileiro. E o jogo coloca frente a frente jogadores que já estiveram ?do outro lado do muro?. O Galo conta com a estréia do volante Xaves, que realizou seis jogos pelo Paraná neste Brasileiro. Além deles, o zagueiro Marcos também foi o ?xerife? do time paranaense (2005) e o lateral-direito Cláudio também já freqüentou os bastidores da Vila Capanema, em 2004.
Já o Paraná conta com o zagueiro Neguete, formado pelo Atlético Mineiro, clube que defendeu por quase 13 anos. O também zagueiro Daniel Marques jogou pelo Galo no ano passado, quando o time mineiro ascendeu novamente à primeira divisão.
?É um concorrente direto. Estamos só três pontos à frente e, em casa, temos que buscar a vitória. É claro, com inteligência, pois eles contam com jogadores de muita qualidade no ataque?, comentou Daniel Marques.
Após as cobranças da torcida – reflexo dos tropeços diante de América-RN e Figueirense – os jogadores esperam um ?empurrãozinho? vindo das arquibancadas.
?O time foi bem frente ao Palmeiras e acredito que o torcedor estará ao nosso lado, vibrando e dando aquele incentivo para o time?, disse Daniel, que esteve fora das quatro últimas partidas do Tricolor neste Brasileiro. ?Estou recuperado da lesão e nos últimos dias trabalhei muito a parte física?, finalizou.(IC)
BRASILEIRO
15ª rodada
PARANÁ CLUBE x ATLÉTICO-MG
PARANÁ
Flávio; Daniel Marques, Nem e Neguete; Alex, Goiano, Beto, Éverton e Márcio Careca; Vandinho e Josiel.
Técnico: Gilson Kleina.
ATLÉTICO
Édson; Cláudio, Leandro Almeida, Marcos e Thiago Feltri; Xaves, Bilu, Marcinho e Danilinho; Éder Luís e Paulo Henrique.
Técnico: Emerson Leão.
SÚMULA
Local: Durival Britto (Curitiba).
Horário: 16h.
Árbitro: Giulliano Bozzano (DF).
Assistentes: Renato Miguel Vieira (DF) e Enio Ferreira de Carvalho (DF).