Aderaldo não deu mole
pro atacante Washington.

O Paraná Clube foi a salvação da torcida paranaense no fim de semana da quarta rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O Tricolor foi a São Paulo e, num desempenho surpreendente, mostrou disposição física e disciplina tática exemplares, anulou os pontos principais do Palmeiras e venceu o jogo em pleno Parque Antártica, por 2 a 1, conquistando sua primeira vitória na temporada nacional e ainda quebrou um tabu, de nunca ter vencido o alviverde paulistano nos domínios do adversário.

continua após a publicidade

Com o resultado, o time do técnico Lori Sandri saltou da 17.ª (posição que ocupava antes do início da rodada) para a 13.ª posição na tabela, com 5 pontos. Melhor que isso, é que o time começa a mostrar uma consistência defensiva, criatividade e pegada no meio-campo, e uma excelente arma no ataque, quando Borges atua.

Já o Palmeiras, entrou em campo visivelmente centrado no jogo apenas da próxima quarta-feira, quando terá pela frente o São Paulo, em partida válida pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores da América.

Paulo Bonamigo, técnico palmeirense, usou o jogo de ontem para escalar o trio formado por Marcinho, Juninho Paulista e Washington, que treinou junto por menos de uma semana, além de sacar o zagueiro Nen, suspenso para o confronto com o rival pela competição continental.

continua após a publicidade

Com isso, o time alviverde apresentou uma formação tática diferente da que vinha entrando em campo nas últimas partidas. No lugar do 3-5-2, o comandante alviverde escalou o time no 4-4-2. Com a derrota, o alviverde caiu da 12.ª para a 15.ª posição na tabela, mantendo os 4 pontos ganhos nas duas primeiras rodadas.

O início da partida mostrou um Paraná bem postado na defesa, e optando pela estratégia dos contra-ataques. Em cada investida palmeirense, sempre um paranista estava bem posicionado para fechar ?a porta?. Mas quem teve a primeira chance foi o capitão Beto, que cabeceou na parte de cima do travessão, após cobrança de escanteio.

continua após a publicidade

O fôlego palmeirense, no entanto, era muito bom no início do confronto. O jogo se desenvolvia com os verdes mantendo a posse de bola até a intermediária, mas parando na marcação quando tentavam investir em jogadas de infiltração pelo meio, com destaque para a bem postada defesa tricolor.

As chances surgidas, no entanto, eram desperdiçadas por Washington. O Paraná, entretanto, começou a mostrar sua cara. Primeiro com Borges aproveitando a velocidade imposta por Rafael Mussamba. Ele recebeu do companheiro e ao finalizar acertou a cabeça do próprio Mussamba.

Não demorou, no entanto, para o Tricolor abrir o placar. Em bobeira de Marcinho Guerreiro, Thiago Neves roubou a bola e lançou Borges. Com ela dominada, Borges passou por Gabriel, invadiu a área e venceu Marcos, que caiu no canto certo mas não alcançou a bola.

O gol alterou o panorama do jogo. O Palmeiras ousou mais no ataque, e o Paraná ficou à vontade para armar contra-ataques. Mas ninguém conseguiu alterar o placar no primeiro tempo.

No segundo tempo, as condições se mantiveram. Bem postado na defesa e no meio-campo, o Paraná impedia investidas palmeirenses. Não demorou muito para ampliar. Borges recebeu em profundidade e cruzou na medida para Thiago Neves, que, de cabeça, marcou o segundo paranista.

A pressão palmeirense aumentou, mas o Paraná soube contê-la. Mas depois de erros e exageros do carioca Luiz Antônio Silva Santos, árbitro da partida, o Palmeiras ganhou de presente um pênalti inexistente. Na primeira cobrança o argentino Gioino cobrou e Flávio defendeu. Mas o bandeira sinalizou que o goleiro teria se antecipado na hora da cobrança. Na segunda, no entanto, o estreante Marcinho, adquirido junto ao São Caetano por US$ 2,5 milhões, cobrou e deu números finais ao jogo.

No próximo fim de semana, o Paraná volta a campo contra a Ponte Preta, em confronto marcado para o Pinheirão. Já o Palmeiras, depois de jogar pela Libertadores, no meio de semana, volta a campo no domingo, contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte.

CAMPEONATO BRASILEIRO
4ª. rodada
Em campo
Local: Palestra Itália (São Paulo).
Horário: 18h10.
Árbitro: Luiz Antônio Silva Santos (RJ).
Assistentes: Eurivaldo de Farias Lima (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima (RJ).
Cartões amarelos: Neto, Correia, Aderaldo, Rafael Mussamba, Juninho, Thiago Neves, Lúcio, Da Silva e Vicente.
Expulsões: Neto e Ricardinho.
Público: 12.354 pagantes.
Renda: 156.557,00.

PALMEIRAS 1×2 PARANÁ CLUBE

PALMEIRAS
Marcos; André Cunha, Gabriel, Gláuber e Lúcio; Marcinho Guerreiro (Ricardinho), Osmar (Marcel), Correia e Juninho; Marcinho e Washington (Gioino). Técnico: Paulo Bonamigo.

PARANÁ
Flávio; Daniel Marques, Da Silva e Aderaldo; Neto, Rafael Mussamba, Beto, Thiago Neves (Alex) e Vicente; Mário César e Borges. Técnico: Lori Sandri.