Sustentado por uma campanha expressiva nas últimas cinco rodadas do Brasileirão, o Paraná Clube dá início hoje – às 16 horas, frente ao Internacional, no Couto Pereira – à contagem regressiva em busca de uma das vagas à Copa Sul-Americana.
Desde o retorno de Saulo de Freitas ao comando técnico do time, foram três vitórias, um empate e somente uma derrota, com aproveitamento de 66,67%. A manutenção deste rendimento representaria a conquista, possivelmente, da oitava posição ao término do campeonato.
O jogo desta tarde ganhou novos ingredientes com a punição recebida no início da semana. Com os dois mandos perdidos no tribunal, o Paraná se despede momentaneamente de sua torcida. Após o jogo desta tarde, novo encontro somente no final de novembro, quando o Tricolor receberá o Cruzeiro. “Serão mais de trinta dias sem jogar em Curitiba. É um novo obstáculo em nossa caminhada, mas o jeito é apostar na superação do grupo, a começar neste domingo, frente a um adversário qualificado e que também precisa da vitória”, disse Saulo.
O treinador sabe que o Internacional chega repleto de desfalques, mas preferiu dar pouca ênfase ao assunto. “Jogamos sem quatro titulares em Caxias e houve superação. Da mesma forma, tivemos pela frente o time do Bahia desfalcado e levamos uma goleada”, lembrou o treinador. A mensagem já foi passada aos jogadores. “Num campeonato equilibrado como esse, qualquer relaxamento é fatal. O Inter tem um elenco, não um time. Quem entrar, vai querer se superar”. Saulo não modificou a estrutura tática do seu time e aposta no bom entrosamento do setor ofensivo para garantir os três pontos.
Com 64 gols marcados, o Paraná conta com o segundo melhor ataque do Brasileiro, ao lado do São Paulo (não computado os jogos de ontem) e atrás do Cruzeiro (77). Hoje, o Tricolor terá a volta do artilheiro Renaldo, com “fome de gols”. Lesionado, ele não enfrentou o Juventude, mas contou com a sorte e os seus principais concorrentes ou não jogaram (Dimba e Aristizábal) ou não marcaram gols (Luís Fabiano) na rodada passada. “Estão dando chance e estou chegando. Quero pelo menos manter a minha média. Neste ritmo, chegarei aos 25, mais ou menos”, disse o centroavante.
Além de Renaldo, Saulo terá ainda as voltas de Ageu, Fernando Miguel e Pierre, que dão mais solidez ao sistema de marcação. A defesa terá ainda Fernando Lombardi e Rodrigo Silva, que substituem Cristiano Ávalos e Fabinho, suspensos. “É a minha melhor oportunidade, pois o time está embalado”, comentou Rodrigo Silva. O ala já foi titular nos jogos contra Santos e Goiás e está ganhando espaço dentro do clube. Por ser mais ofensivo que Fabinho, a tendência é que o Paraná tenha maior volume de jogo pelo lado esquerdo do campo.Internacional sem quatro
Elder Ogliari
Porto Alegre (AE) – O sonho de manter o time ideal, com todos os jogadores considerados titulares atuando juntos, só durou duas rodadas para o Internacional. Contra o Paraná, hoje, o técnico Muricy Ramalho volta a ter dificuldades para escalar a equipe gaúcha, graças aos 4 desfalques: o zagueiro Vinícius, o volante Sangaletti, o atacante Diego, todos suspensos, e o atacante Nilmar, que está contundido.
Diante de tantos desfalques, Muricy deixou para escalar o time somente no dia do jogo. As opções dependem do esquema que o técnico vai escolher. Se optar pelo 4-4-2, a defesa deve ter Pedrinho na lateral-direita e Wilson e Júnior Paulista na zaga. Neste caso, Gavilán passa da ala-direita para o meio-campo.
Se Muricy preferir o 3-5-2, Gavilán fica na ala e Fernando Cardozo entra para compor o trio de zagueiros. O ataque terá dois reservas, com Jéfferson Feijão e Cidimar.
O Inter é o 7.º colocado no Brasileiro, com 57 pontos, e está na luta por uma vaga na Copa Libertadores de 2004.
CAMPEONATO BRASILEIRO
PARANÁ CLUBE x INTERNACIONAL
PARANÁ: Flávio; Valentim, Fernando Lombardi, Ageu e Rodrigo Silva; Fernando Miguel, Pierre, Marquinhos e Fernandinho; Caio e Renaldo. Técnico: Saulo de Freitas.
INTER: Clemer; Wilson, Júnior Paulista e Fernando Cardozo (Pedrinho); Gavilán, Claiton, Flávio, Daniel Carvalho e Edu Silva; Jéfferson Feijão e Cidimar. Técnico: Muricy Ramalho.
SÚMULA
Local: Couto Pereira (Curitiba).
Horário: 16h.
Árbitro: Cléver Assunção Gonçalves (MG).
Assistentes: Marco Antônio Gomes (MG) e Helberth Costa Andrade (MG).