Paraná não mandará nenhum jogo na Vila neste Estadual

te31170105.jpg

Apesar do gramado recuperado, o Durival Britto só será usado para treinamentos.

O Paraná Clube disputará todos seus jogos do Campeonato Paranaense no Pinheirão. O presidente José Carlos de Miranda confirmou essa posição, afastando qualquer possibilidade da realização de partida de menor porte no Durival Britto. Muitos chegaram a supor que pelo fato do clube estar recuperando o gramado da Vila Capanema, pudesse voltar a disputar jogos "em sua casa". A reforma do piso, segundo Miranda, era uma necessidade para que o grupo tivesse um bom local para treinamentos.

A volta ao Durival Britto pode até ocorrer, mas não será num futuro tão próximo e depende de muitos aspectos, principalmente financeiros e jurídicos. O Conselho Deliberativo criou uma comissão com o objetivo de fazer um estudo completo sobre a possibilidade de adequação da Vila Capanema ao Estatuto do Torcedor. Há ainda dúvidas sobre que pontos são obrigatórios a estádios com capacidade para 15 mil torcedores. Sem dinheiro para investimentos nessa área, o Paraná teria ainda que viabilizar um parceiro para efetuar a reforma.

Tudo sem esquecer que há uma eterna pendência judicial entre Paraná Clube e a Rede Ferroviária Federal pela área em que se encontra o Durival de Britto. "Alguns entendem que apesar do imbróglio, temos que deixar o estádio em condições de uso", explicou o presidente paranista. "Mas, é algo que demanda tempo e muito dinheiro". O Tricolor adotou o estádio da Federação Paranaense de Futebol e não disputa um jogo oficial na Vila desde junho de 2002, quando enfrentou o Atlético na decisão do supercampeonato paranaense.

Na última temporada, o Paraná conviveu com um problema muito sério: o estado do gramado do Pinheirão. A Federação Paranaense de Futebol é responsável pela manutenção, mas pouco investiu no piso de jogo. Logo na abertura, uma rodada dupla -com o Paraná fazendo a preliminar – para castigar ainda mais o campo. Na primeira fase – entre os dias 19 de janeiro e 23 de março – o Tricolor mandará sete jogos no estádio da FPF, contra Roma, União Bandeirante, Cianorte, Coritiba, Engenheiro Beltrão, Rio Branco e Adap.

Flávio é Émerson estão confirmados pra estréia

O goleiro Flávio e o zagueiro Émerson não atuaram no amistoso da última sexta-feira, em Joinville. Isso, porém, não impedirá que estréiem no Campeonato Paranaense, quarta-feira, contra o Roma, no Pinheirão. Eles são peças-chave na esquematização do novo Paraná Clube. O técnico Paulo Campos sempre deixou clara a necessidade de que ambos renovassem seus contratos e atuou diretamente nessa frente. O técnico fez o meio-de-campo para que a dupla optasse pela permanência no clube, que busca recuperar sua imagem no cenário estadual.

O último título paranaense ocorreu há oito anos. Nas últimas duas edições da competição, não só ficou distante das finais, como ainda correu sério risco de rebaixamento. Em 2003, só se safou na última rodada, com um empate por 1×1 com a Portuguesa Londrinense. Ano passado, ficou relegado ao Torneio da Morte, após uma fase classificatória desastrosa. "Isso, eu garanto, não vai se repetir", diz o técnico Paulo Campos, animado com o grupo montado para essa temporada, independente da saída de cinco titulares do último Brasileiro.

"Título eu não prometo. Nossa meta inicial é chegar às semifinais", explica. Há uma situação que o clube busca resgatar. Há três temporadas o Tricolor não mais participa da Copa do Brasil, considerada por todos a principal competição nacional do primeiro semestre. "É um torneio que traz prestígio e que coloca os jogadores na vitrine", lembra o capitão Axel.

Émerson sabe que a rigor apenas a ala-direita foi modificada e isso é de fácil correção. "Num sistema que envolve seis ou sete jogadores, trocar somente uma peça não é tão traumático assim". Além de Flávio e Émerson, são remanescentes do time do ano passado o zagueiro Fernando Lombardi, o lateral-esquerdo Vicente e os volantes Axel, Beto e Messias. Para a ala-direita, Paulo Campos conta com duas opções: Thoni e Vágner, devendo definir quem será o titular para o jogo de quarta-feira no coletivo de hoje à tarde.

Adversário fecha série de amistosos com vitória

No segundo amistoso de preparação para o Campeonato Paranaense, o Roma, de Apucarana, venceu sábado à tarde o Nacional, em Rolândia, pelo placar de 3 a 1. Os gols da equipe apucaranense foram assinalados por Tainha, Aléssio e Cícero. Nelmo marcou o gol dos donos da casa.

Frente à torcida, o Nacional começou pressionado o Roma no Estádio Erick Jorge. Aos 11 minutos, o Nacional abriu o placar. Nelmo bateu falta da entrada da área, a bola desviou no zagueiro Cláudio e foi parar no canto esquerdo do goleiro Colombo.

Após o gol, o Roma acordou e passou a dominar a partida. Aos 18 minutos, Aléssio empatou o jogo com um golaço. Tainha cruzou da esquerda e, ele, de primeira, bateu no ângulo. Aos 25 minutos, a virada apucaranense. Tainha chutou forte de fora da área, a bola bateu na trave e nas costas do goleiro Pablo, voltando para o gol. Aos 40 minutos, após jogada pela esquerda, o meia Cícero apareceu livre na entrada da área e marcou para o time apucaranense, fechando o placar.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo