Uma reunião na Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) confirmou a presença de duas equipes paranaenses na Superliga Nacional Masculina. Uniamérica/Foz do Iguaçu levará pela primeira vez a competição nacional para a terra das cataratas, enquanto Purity/Cesumar fará a cidade de Maringá reviver as emoções da década de 90, quando tinha uma equipe forte e a melhor torcida da Superliga. Há oito anos o Paraná não tinha times masculinos na principal competição nacional de vôlei.
O torneio – que neste ano deve ter dezesseis equipes participantes – será disputado de dezembro de 2007 a maio de 2008.
Os jogos em Foz do Iguaçu serão realizados na quadra do Ginásio Costa Cavalcanti, que tem capacidade para três mil torcedores. Em Maringá, o Ginásio Chico Netto está em reforma, mas deve ser usado para os jogos da equipe. A competição ocorrerá em jogos de ida e volta, com equipes paulistas, cariocas, mineiras, catarinenses e gaúchas.
Foz do Iguaçu A parceria que mantém a equipe da terra das cataratas entre a Faculdade União das Américas e a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu agora conta com o apoio da Itaipu Binacional e da rede de supermercados Super Muffato. A equipe terá ainda apoio de outros patrocinadores, como hotéis e empresas de artigos esportivos.
O esforço do técnico Marcos Vinícius Dias Antunes agora será para buscar reforços para o time visando à Superliga.
A equipe deve receber nos próximos dias a confirmação de seis novos jogadores para completar o já forte elenco, que tem média de idade de 23 anos. ?Como estamos trabalhando com a proposta de um projeto a longo prazo, teremos a tranqüilidade necessária para desenvolver o time, pensando inclusive para continuarmos também na próxima temporada (2008/2009). Ficar entre os dez primeiros, agora, seria muito bom?, planeja o técnico.
Maringá
A equipe maringaense, que trocou de técnico já para a Superliga, agora troca o lugar do banco de reservas pelo escritório e pela coordenação da equipe. André Donega foi contratado para comandar a equipe na Superliga e quer reforços. Entre quatro e cinco jogadores estão sendo sondados pelo coordenador da equipe, que está em Toledo, na fase final dos Jogos Abertos, para contratar mais atletas.
A equipe de Maringá quer repetir os feitos da década de 90, quando lotava o Ginásio Chico Neto. Por oito anos seguidos Maringá foi campeã de público na competição, levando até dez mil torcedores em dia de decisão.