O Paraná Clube fechou com suas cotações em alta após a fase pré-Copa. A posição de destaque, porém, veio só nas últimas rodadas, quando emplacou três vitórias em seqüência. Antes disso, o Tricolor chegou a ?flertar? com a indesejável zona de rebaixamento. A volta por cima ocorreu no momento em que o técnico Caio Júnior passou a contar com o ataque titular, formado por Maicosuel, Sandro e Leonardo.
Na retomada do Brasileirão, o desafio é assegurar um novo embalo para se manter na ponta de cima da tabela. ?Vencemos três seguidas e subimos para o 7.º lugar. Mas, se você perde dois jogos, volta a ficar lá embaixo. É preciso somar pontos, sempre?, frisou o zagueiro Gustavo, um dos atletas mais regulares do Paraná no Brasileiro. Caio Júnior estabeleceu metas, mas apenas até a virada do turno. Mesmo trabalhando jogo a jogo, o treinador acredita ser fundamental para o Tricolor uma boa performance nas próximas nove rodadas. O objetivo é superar os atuais 50% de rendimento, aproveitando o fato de que fará cinco jogos em casa e só atua como visitante quatro vezes.
O Paraná recebe – além de Atlético, no primeiro clássico paranaense da competição -Cruzeiro, Vasco, Santos e São Caetano. Os jogos fora serão contra Flamengo, Palmeiras, Internacional e São Paulo. ?Não sou de ficar fazendo projeções. Mas temos potencial para nos mantermos numa posição confortável, tentando evoluir, sempre?, disse Caio Júnior. ?Na fase anterior, naquele momento de transição após a conquista do estadual, o time demorou um pouco a se acertar?, admitiu o treinador. ?Mesmo assim, nos recuperamos?.
A exemplo do que ocorreu no ano passado – quando o time era dirigido por Lori Sandri – o Tricolor tenta chegar o quanto antes à pontuação que lhe garanta permanência na Série A. Só que desta vez, não se bate tanto nessa tecla. Pelas projeções, quem atingir a marca dos 46 pontos não cai. Se mantiver o atual rendimento, o Paraná chegaria à essa marca entre a 30ª e a 31ª rodadas. ?O objetivo é ir além. O grupo está preparado para pelo menos se garantir na Sul-Americana. A partir daí, o que vier é lucro?, disse o treinador paranista.
Os três próximos jogos serão decisivos para se medir a real condição do time. Arrancando um bom resultado no Rio de Janeiro e ?fazendo a lição de casa? no clássico e diante do Cruzeiro, o Tricolor pode chegar – pela primeira vez nesta competição – na zona de classificação à Libertadores. O desempenho na fase de preparação (um jogo-treino e um amistoso) foi apenas discreto. Mas o próprio Caio Júnior sabia que os atletas ainda estariam sentindo o reflexo da carga intensa de treinamentos. ?Nos jogos será diferente. Aí entra o clima de disputa, de superação?, finalizou o capitão Beto.