Numa noite inspirada, o Tricolor aplicou um incontestável 3 a 0 diante do Cascavel e reassumiu a liderança do Grupo A do Campeonato Paranaense, com 7 pontos, mesma pontuação do Coritiba. A vitória foi construída ainda no primeiro tempo, quando o Paraná imprimiu um ritmo alucinante ao jogoe explorou com eficiência as laterais do campo.
Em sete minutos, o ataque paranista marcou dois gols e liquidou o jogo.
A velocidade e os deslocamentos de Henrique e Vinícius Pacheco desestruturaram a fraca defesa da Cobra, que só não tomou mais gols por preciosismo dos atacantes do Tricolor. Durante toda a etapa inicial apenas o Paraná jogou bola. Ao Cascavel restou se postar na defesa e abusar das faltas para impedir a progressão do time adversário.
As rápidas triangulações realizadas nas duas laterais do campo e as tabelas com Josiel, que trabalhava como um pivô, pelo meio, facilitaram a penetração do Paraná na defesa do Cascavel. Assim não demorou para o Tricolor abrir o placar. Aos três minutos, Beto lançou Henrique na ponta esquerda que conseguiu cruzar para
o centro da área. Josiel tentou o arremate mas não alcançou. A bola sobrou para Vinícius Pacheco que empurrou para o fundo das redes.
O Cascavel nem teve tempo para se refazer do golpe e foi novamente fulminado. Aos sete minutos, Vinícius tabelou com André Luiz.
O lateral correu até a linha de fundo, cruzou para trás e Henrique ampliou a vantagem paranista.
Com 2 a 0 no placar, a Cobra perdeu-se em campo e o Paraná tomou conta do meio-de-campo, chegando ao gol adversário a todo instante. Por preciosismo e afobação nos arremates, o Tricolor não conseguiu fazer mais gols.
Na etapa complementar, o Paraná diminuiu o ritmo e o Cascavel acertou a marcação. Sempre abusando das faltas, os jogadores da Cobra conseguiram impedir a criação de jogadas do Tricolor. O nível técnico caiu e poucas chances foram criadas pelos dois lados. Nem mesmo as substituições realizadas por ambos treinadores conseguiram alterar o panorama da partida. Na única jogada que o Paraná imprimiu novamente velocidade, aconteceu o terceiro gol. Egídio lançou Lima pela direita. O atacante cruzou e Gerson, aniversariante do dia, completou para o fundo das redes, colocando números finais no placar na Vila Capanema.
No domingo, as duas equipes voltam a se enfrentar, mas em Cascavel, oeste do Estado.
Gerson em paz com a torcida
Muito criticado pela torcida no jogo contra o Adap Galo, na rodada do meio da semana, Gerson se redimiu da má atuação no jogo de ontem. Aniversariante do dia, o meia conseguiu imprimir velocidade às jogadas e auxiliou na marcação. Foi agraciado com um gol aos 32? do segundo tempo, após uma boa jogada do atacante Lima. Familiares do jogador estiveram presentes na Vila Capanema e levaram faixas de incentivo. Gerson marcou o seu quinto gol no Paranaense.
O volante paranista vinha sendo um dos jogadores mais cobrados pelos torcedores nos últimos jogos. A pressão chegou a tal ponto que ele chegou a declarar que não levaria mais a família ao estádio.
Após o jogo de ontem, porém, Gerson mudou o discurso e buscou se reconciliar com os torcedores. ?A torcida tinha razão de cobrar, pois eu não estava rendendo. Hoje, graças a Deus pude marcar um belíssimo gol e mostrei que tenho condições de jogar no Paraná?, declarou.
Paranaense
3ª rodada- 2ª Fase
Súmula
Árbitro: Sandro Schimidt
Assistentes: Fábio Filipus e Sirlei Piva
Gols: Vinicius aos 3 e Henrique aos 7 do 1º e Gerson aos 32 do 2º (Paraná)
Cartões amarelos: Tiago Soler, Carreta e Caio (Cascavel), Xaves e Beto (Paraná)
Público pagante: 2028
Público total: 2568
Renda: R$ 24.565,00
Local: Estádio Durival Britto, Curitiba
Paraná 3×0 Cascavel
Paraná
Flávio; André Luiz (Alex), Toninho, Daniel Marques e Egídio, Xaves (Lima), Beto, Gerson e Henrique; Josiel (Goiano) e Vinicius. Técnico Zetti
Cascavel
Gledson, Caio, João Renato, Moreira, Tiago Soler e Cleiton; Grafitte (Cahê), Caldeira, Gildázio (Rodrigo Costa), Carreta e Mineiro (Torres). Técnico Val de Mello.