Foto: Valquir Aureliano |
Joelson é uma das alternativas do técnico Zetti para hoje. continua após a publicidade |
Três dias após impor goleada ao Cascavel (3×0), o Paraná Clube volta a campo disposto a repetir a dose. No jogo desta tarde, às 16h, no Estádio Olímpico Regional, a meta do tricolor é encaminhar – ou até mesmo confirmar, dependendo do outro jogo da rodada – a sua classificação às semifinais do campeonato paranaense.
Líder do Grupo A e com a melhor campanha desta segunda fase, o time de Zetti vem superando, com relativa folga, a ausência de alguns titulares nas últimas rodadas.
A rotina se repete. No jogo de hoje, além do ?baixinho? Dinelson, o Paraná não terá os titulares Neguete e Josiel e os suplentes Alex e Éverton, todos lesionados. Mais do que isso: o capitão Beto, suspenso, fica de fora. Problemas que Zetti procura solucionar com serenidade, bem ao seu estilo. Sempre com uma postura ?fria?, o treinador prefere enfatizar a qualidade do grupo, que vem driblando as dificuldades nas duas competições. Na Libertadores, o tricolor está a dois empates da classificação às oitavas-de-final.
Apesar dessa aparente tranqüilidade, Zetti confirmou que se exaltou no intervalo do jogo de quinta-feira. E isso, com seu time vencendo por 2×0, com gols marcados nos primeiros sete minutos de jogo. ?Senti uma auto-suficiência por parte de nossos jogadores, que poderiam ter construído a goleada ainda no primeiro tempo?, comentou o treinador. ?Isso não pode acontecer, jamais?, frisou. Com mais seriedade, o time administrou o jogo no segundo tempo e ainda ampliou o placar.
E é esse perfil competitivo que Zetti quer ver em campo nesta ?revanche?. Mesmo diante de um adversário com remotíssimas chances de classificação, ninguém acredita em ?jogo fácil?. Principalmente tendo como parâmetro o último confronto. Em alguns momentos o Cascavel abusou das faltas – algumas violentas -, que não foram coibidas pela arbitragem. ?Quero o time concentrado e jogando bola. Assim, podemos atingir nosso objetivo?, sentenciou Zetti, que ontem à tarde comandou um rápido apronto na cidade de Cascavel.
Caso vença o jogo, o Paraná praticamente confirma vaga na outra fase. A classificação seria matemática no caso de derrota do Adap Galo. Mas, mesmo que haja empate no duelo de Maringá, com mais três pontos o tricolor estaria virtualmente classificado, pois abriria uma vantagem mínima de doze gols de saldo sobre a equipe maringaense. Uma matemática que Zetti deixa momentaneamente de lado. A meta final é o primeiro lugar da chave para garantir vantagens na fase decisiva no paranaense, na sua caminhada pelo bi.
Uma dúvida até a última hora
Diante da ausência de Dinelson e seu substituto imediato, Éverton, o técnico Zetti optou por deixar uma dúvida no ar. Joelson é a primeira opção para o setor, mas não está descartada uma mudança tática, com a presença de Toninho na função de líbero. Outras duas situações estão sendo avaliadas pela comissão técnica. Diante do visível desgaste – e às vésperas de uma partida decisiva pela Libertadores -, Zetti pode poupar o lateral-direito André Luiz e o atacante Henrique.
?Agora, todo cuidado é pouco. Temos que ter muita cautela para chegar com o grupo inteiro nas finais?, avisou Zetti. Para a lateral direita, a opção é Léo Matos. Já no ataque, se Henrique for poupado, Lima inicia a partida. Diante dessas indefinições, Zetti trabalha ainda com duas variações táticas já utilizadas nesta temporada. Não esconde a preferência pelo 4-4-2, mas quer o grupo ajustado para a eventual necessidade de se utilizar um terceiro zagueiro.
Cobra joga de olho na Terceirona do Brasileiro
Osires Junior, especial para a Tribuna do Paraná
Cascavel e Paraná Clube voltam a se enfrentar. Desta vez, no Estádio Olímpico, às 16 horas, abrindo o returno da segunda fase do Estadual 2007. Com campanhas bem diferentes, os dois times tem os mesmos objetivos – garantir classificação -, porém, em competições distintas.
Do lado do Cascavel, que praticamente acabou com as chances de classificação, o incentivo para a série de três jogos vem de fora do campo. Reunido na noite de sexta-feira, o Conselho Deliberativo decidiu criar uma premiação para os jogadores pela possível classificação à Série C do Campeonato Brasileiro.
Para que isso aconteça, o time teria que somar entre sete e nove pontos nesta fase, para buscar um bom posicionamento e ter maiores chances de convites por parte da FPF e da CBF. Os valores do prêmio ainda não foram divulgados oficialmente.
Dentro de campo, o time fez coletivo na manhã de sábado e o técnico Val de Mello decidiu fazer apenas as alterações por cartão, sem mudar muito. Para o lugar de Tiago Soler, ele optou pelo recuo de Rodrigo Caldeira. Na lateral direita, Torres inicia a partida, após cinco rodadas como reserva.
CAMPEONATO PARANAENSE
2ª FASE – 4ª RODADA
CASCAVEL x PARANÁ
CASCAVEL
Gledson; Caio, João Renato, Moreira e Cleiton; Tiago Soler, Rodrigo Caldeira, Grafitte e Gildázio; Nena e Carreta.
Técnico: Val de Mello.
PARANÁ
Flávio; André Luiz (Léo Matos), Daniel Marques, João Paulo e Egídio; Xaves, Goiano, Gérson e Joelson (Toninho); Henrique (Lima) e Vinícius Pacheco.
Técnico: Zetti.
SÚMULA
Local: Olímpico Regional (Cascavel).
Horário: 16h.
Árbitro: Cláudio Luiz Pacheco
Assistentes: Ildefonso Trombetta e Leandro Junior Hermes.