Com a assinatura do termo de ajuste de conduta entre Atlético, prefeitura e governo, a Arena da Baixada firma-se como palco da Copa 2014 em Curitiba. Pela primeira vez em sua história, o estádio Joaquim Américo vai receber um torneio internacional de seleções. O Estado do Paraná, no entanto, já sediou competições com selecionados estrangeiros em outras três ocasiões – duas na capital e uma no interior.

continua após a publicidade

Torneio: Copa do Mundo 1950
Estádio: Durival Britto e Silva
Participantes: 13
Seleções em Curitiba: 4

A Vila Capanema foi palco de duas partidas do Mundial, tendo público médio de 9 mil pessoas. No primeiro, a Espanha venceu os Estados Unidos, por 3 x 1, no dia 25 de junho. No dia 28, foi a vez de o Paraguai empatar com a Suécia, por 2 x 2. Entre as seleções que atuaram em solo curitibano, a Fúria e os suecos classificaram para a fase final e enfrentaram Brasil e Uruguai, campeão e vice daquela Copa, nas semifinais.

Arquivo

Torneio: Taça Independência 1972
Estádio: Major Antônio Couto Pereira
Participantes: 20
Seleções em Curitiba: 4

continua após a publicidade

O evento, popularmente conhecido como “MiniCopa”, fez parte das comemorações do sesquicentenário da Independência do Brasil. Contra a vontade da Federação Paranaense de Futebol (FPF), que reivindicava os jogos para o ainda não construído Pinheirão, o estádio indicado foi o Couto Pereira – afinal, a casa do Coritiba já era uma realidade. Curitiba recebeu duas partidas do grupo 3.

Na primeira, dia 11 de junho, o Peru venceu a Bolívia por 3 x 0. No dia 18 de junho foi a vez de a Iugoslávia entrar em cena na capital paranaense. O selecionado do atacante Dusan Bajevic, artilheiro da competição com 13 gols, lascou expressivos 10 x 0 na Venezuela. A goleada, que foi a maior da competição, serviu como consolo aos iugoslavos, que terminaram na 3ª posição da Taça da Independência. O campeão foi o Brasil, que venceu Portugal por 1 x 0 na final, no Maracanã.

Arquivo
continua após a publicidade

Torneio: Pré-Olímpico 2000
Estádios: Café (Londrina) e Olímpico (Cascavel)
Participantes: 10
Seleções no Paraná: 10

Pela primeira vez o interior do Paraná recebia um torneio entre seleções. Inicialmente, as partidas da fase inicial ficariam divididas entre Londrina e Cascavel, com a fase final na Arena da Baixada. No entanto, uma articulação política londrinense fez com que as finais também fossem disputadas no norte do Paraná. No estádio do Café, a Seleção Brasileira foi campeã do torneio continental, que ajudou a dar ênfase para craques como Ronaldinho Gaúcho, artilheiro do torneio com nove gols. Entre as partidas inesquecíveis, em Cascavel, a vitória uruguaia por 2 x 1 no clássico contra a Argentina. Em Londrina, os hermanos também se deram mal e perderam para o Brasil por 4 x 2, em dia inspirado do curitibano Alex.