Paraná já perdeu 17 pontos para times abaixo na tabela

O revés diante do ABC – o quarto em casa, nesta Série B – acendeu a luz de alerta na Vila Capanema. O Paraná Clube caiu para a 13.ª colocação e ainda pode perder mais uma posição na rodada, caso o Boa Esporte vença o América-RN, sábado, em Goianinha-RN. O Tricolor mantém uma vantagem relativamente confortável em relação à ZR, mas a queda de rendimento nas partidas recentes deixa apreensivo o técnico Toninho Cecílio. As modificações propostas não surtiram o efeito desejado e o time segue numa trajetória irregular e pouco confiável.

A sorte do Paraná está justamente na fragilidade dos times da parte de baixo da tabela. No ano passado, por exemplo, o Icasa foi rebaixado com 47 pontos. Após o tropeço frente ao ABC, é possível que o Tricolor não atinja esta marca. Só que as péssimas campanhas de Barueri, Ipatinga, CRB, Guaratinguetá e Bragantino puxam para baixo o “número mágico” para a sobrevivência. O Guará, primeiro time da zona do rebaixamento, precisa vencer os cinco jogos que tem pela frente para chegar aos 46 pontos. “Independente[mente] de qualquer coisa, temos que estar atentos”, comenta o apoiador Lúcio Flávio.

O curioso é que apesar da qualidade duvidosa dos retardatários da Série B nesta edição 2012, é exatamente contra esses clubes que o Paraná “complicou” a sua vida. No total, o Tricolor já perdeu 17 pontos para os sete clubes que estão abaixo dele na tabela de classificação. Uma marca preocupante e que explica, em parte, os altos e baixos do clube na competição. Considerando apenas esses times que lutam pela sobrevivência, o representante paranaense só não perdeu pontos para o CRB – exatamente seu próximo adversário, na terça-feira, em Maceió. Este é o penúltimo “confronto direto” com times da parte de baixo da classificação, já que na rodada 36 o Tricolor recebe o Ipatinga.

O Paraná perdeu 4 pontos para Guarani, 3 para Ipatinga, Guaratinguetá e Boa Esporte e 2 pontos para Barueri e Bragantino. “Os números mostram que a gente teve, realmente, mais dificuldades contra esses times. Em alguns momentos, nos falta encarar os jogos como a Série B exige: com mais pegada, mais atenção”, reconheceu Lúcio Flávio. Por tudo aquilo que o clube deixou de apresentar nesta Série B – em especial no returno -, a tendência é que o Tricolor feche o ano com a sua pior campanha desde o rebaixamento, em 2007. Para superar sua melhor marca (53 pontos) apenas vencendo os quatro jogos que ainda tem pela frente.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna