Paraná irá auxiliar armador do Athina Onassis

Durante três dias, o Rio de Janeiro será a capital mundial do hipismo. De 31 de julho a 2 de agosto, a Sociedade Hípica Brasileira irá receber os maiores nomes da equitação para a disputa do Athina Onassis Internacional Horse Show, etapa brasileira do Grand Champions Tour, maior circuito hípico do planeta. Entre os responsáveis por “armar” o desafio dos conjuntos, está um desenhador paranaense: Vallton Jacl Cordeiro, o Barca.

Ele atuará entre os cinco assistentes do italiano Uliano vezzni, ligado à Federação Equestre Internacional, que irá desenhar os percursos do Athina Onassis. Barca, também filado à FEI (um dos poucos no país), vê nessa oportunidade uma grande chance de crescer profissionalmente.

“Esta participação vai me dar multa experiência. É o melhor torneio no Brasil, segue o modelo europeu. Então, vai agregar bastante para mim como armador, cavaleiro e mesmo instrutor.”

Montar um percurso hípico não é algo simples. O trabalho exige um conhecimento profundo sobre o esporte para garantir provas que realmente testem as qualidades dos conjuntos participantes. Baíca é diretor geral da Sociedade Hípica Paranaense e um dos responsáveis pelo aumento no nível do hipismo no clube e no Paraná. Ele, que já ganhou diversos prêmios, armando e saltando percursos.