Apenas duas estréias e com um time formado à base de pratas-da-casa. Este é o ?novo? Paraná Clube, que inicia hoje, diante do Iraty, sua caminhada em busca do bicampeonato paranaense. Mesmo deixando claro que a Libertadores é a prioridade, jogadores e comissão técnica apostam também num bom desempenho no estadual, aproveitando o fato da primeira fase ser apenas classificatória.
O estreante técnico Zetti preferiu preservar o grupo principal, visando os confrontos com o Cobreloa, e hoje – às 16h, na Vila Capanema – lança mão de um time mais jovem e que nas avaliações físicas da pré-temporada obteve números mais equilibrados. O treinador aposta na força para superar a falta de entrosamento. Afinal, em apenas dez dias de preparação comandou um único coletivo. O tempo foi utilizado para a implementação de uma base física e de trabalhos específicos, de passe e finalização.
Como os principais reforços – os zagueiros Daniel Marques e Aderaldo e o atacante Josiel – se apresentaram muito abaixo dos demais no quesito preparação física, foram direcionados para um grupo que trocará jogos por treinamentos. Se não houver imprevistos, Zetti pretende escalar o time completo – aquele que estreará na competição continental no dia 1.º de fevereiro – apenas em dois dos cinco jogos que serão realizado até esta data. Isso deve ocorrer entre a 3.ª e a 5.ª rodada. ?A Libertadores é o principal, no momento. Por isso, estamos trabalhando de forma ampla, tentando melhorar a performance de todo o grupo?, comentou Zetti.
O objetivo do treinador neste jogo de estréia é explorar a principal virtude dos atletas: a velocidade. Na análise do preparador físico Fernando Moreno, o Paraná possui, pela característica individual dos atletas, um dos times mais rápidos do futebol brasileiro. Diante disso, mesmo em casa, o Tricolor deverá exercer uma forte marcação no meio-de-campo (aproveitando o fato de contar com três jogadores eficientes no desarme), para jogar suas fichas num trio ofensivo, formado por Henrique, Lima e Jeff.
Sob a liderança do goleiro Flávio, a garotada tricolor entra em campo. Entre os 11 titulares, sete foram formados nas categorias de base. Considerando-se, neste número, o estreante Lima. O atacante veio para o Paraná ainda júnior, depois ?rodou? por alguns clubes até se destacar no J. Malucelli e ser novamente contratado. O outro estreante é o também garoto Egídio, 21 anos, ex-Flamengo. Nas demais posições, o torcedor verá em ação alguns remanescentes do ano passado – como João Paulo, Goiano e Felipe Alves – e outros promovidos da equipe de juniores, como o volante Xaves.
Uma prova de fogo para a garotada, que promete entrar na briga, a partir de hoje, por uma vaga entre os titulares. Não apenas para a disputa do Paranaense, mas – principalmente – do torneio internacional que vem por aí.
?Este será o meu ano?
Aos 26 anos, o jogador corre em busca de seu lugar ao sol. Sai ano, entra ano e a história é quase sempre a mesma: agora, é a vez ?dele?. Mais uma vez, Goiano inicia o Paranaense entre os titulares e disposto a conquistar a confiança do técnico Zetti. Ainda mais diante das recentes baixas. O volante promete muito empenho para marcar seu território e finalmente deixar de lado o rótulo de ?quebra-galho?. Até de lateral ele já jogou – e bem, diga-se -, mas não esconde a vontade de se firmar na sua posição de origem, a cabeça-de-área.
E a missão de Goiano será árdua. Por mais que Pierre e Batista tenham saído, o Paraná conta com vários jogadores para a posição, garotos como Xaves ou experientes como Beto, o capitão do time. ?Nosso grupo é de qualidade. Por isso, é importante treinar e jogar bem?, frisou o jogador. A concorrência não é o único obstáculo a ser superado por Goiano. O volante vem de uma longa inatividade, devido a uma cirurgia de púbis. ?Foram seis meses de recuperação, só treinando, sem jogar. Não é fácil?, desabafou. ?Mas o importante é que estou bem e pronto para ajudar.?
CAMPEONATO PARANAENSE
1ª FASE – 1ª RODADA
PARANÁ CLUBE x IRATY
PARANÁ
Flávio; Alex, João Paulo, João Vítor e Egídio; Xaves, Goiano, Felipe Alves e Henrique; Jeff e Lima.
Técnico: Zetti
IRATY
Émerson; Renaldo (Airton), Jéfferson, Édson Borges (Alberto) e Ernani; Russo, Diogo, Ricardinho (Élton) e Assis; Leandro e Bruno.
Técnico: Val de Melo
SÚMULA
Local: Durival Britto
Horário: 16h
Árbitro: Cleivaldo Bernardo
Assistentes: Faustino Vicente Lopes e Walter Luiz da Silva