O Paraná conquistou, no último domingo, em São Paulo, o título brasileiro de seleções da categoria juvenil. Uma conquista inédita, pois esta foi a primeira vez na história do futebol de salão paranaense que uma seleção da FPFS chegou a um título nacional. E um outro detalhe muito importante: neste campeonato brasileiro a seleção paranaense venceu todos os jogos “e de maneira convincente” como fez questão de frisar o presidente da Federação Paranaense de Futebol de Salão, jornalista Dias Lopes.
Embora muito bem preparada e com um elenco composto por jogadores de grandes qualidades técnicas, a seleção paranaense chegou a São Paulo sem fazer alarde e demonstrando grande humildade. Mas, aos poucos, a proporção que foi cumprindo uma a um os seus compromissos, foi mostrando a todo o Brasil o trabalho que vem sendo desenvolvido (em todas as categorias) em nosso Estado e ganhando (além dos jogos) um grande respeito e admiração.
A campanha da seleção paranaense no Campeonato Brasileiro Sub-20 foi algo simplesmente maravilhoso.
“Conseguimos juntar o útil ao agradável. Além da qualidade individual dos nossos jogadores, o trabalho desenvolvido pelo técnico Nei Victor e por todos os demais integrantes da comissão técnica foi muito importante para que chegássemos a este título tão sonhado”, disse eufórico e muito emocionado o jornalista Dias Lopes.
O dirigente maior da entidade salonista aproveitou a oportunidade para agradecer também o apoio dos clubes no trabalho que vem sendo desenvolvido em todo o Paraná, nas categorias de base “em especial aqueles que contribuíram mais diretamente cedendo os seus atletas”.
“Levamos a São Paulo uma seleção muito forte e que contou com o apoio de todos os nossos clubes, em especial o Cascavel, o Foz Futsal, São Miguel do Iguaçu, a Amafusa e o Comercial. Sem este apoio não teríamos conseguido tão significativa conquista. A todos os dirigentes destes clubes o nosso mais sinceros agradecimentos”, disse o presidente Dias Lopes.
Venceu e convenceu
O desempenho da seleção paranaense no certame brasileiro juvenil foi significativo. Em todos os jogos a equipe teve um desempenho maravilhoso, apresentando um futsal solidário e de muita qualidade técnica.
No jogo de estréia, contra o Mato Grosso do Sul, onde ninguém conhecia ninguém, o Paraná venceu por 5 a 1, numa jornada simplesmente maravilhosa. A equipe passeou em quadra e ali, naquele momento, mostrou aos adversários que foram a São Paulo disputar o título brasileiro juvenil que havia se preparado muito bem e que entrara na disputa para “brigar” pelo título. E tanto assim que no segundo jogo, contra o Maranhão, a seleção paranaense encontrou pela frente um adversário bem mais fechado no seu sistema defensivo e mostrando um grande respeito. O Maranhão jogou o tempo todo retrancado, tentando perder de pouco. Mas, mesmo assim, os maranhenses não conseguiram conter o ímpeto dos paranaenses e foram goleados por 4 a 0.
No terceiro jogo da primeira fase, decisivo para a classificação para as semifinais, Minas, que chegou a São Paulo com uma forte equipe e considerada uma das favoritas ao título, também não conseguiu se impor diante da seleção paranaense. E mesmo tentando tomar todas as precauções, os mineiros foram derrotados pela nossa seleção por 5 a 2. Nesse jogo o Paraná mostrou aos “experts” que as goleadas anteriores, contra adversários teoricamente mais frágeis, não tinham acontecido por acaso. A vitória sobre Minas Gerais deixou São Paulo com as barbas de molho.
O último jogo da primeira fase da etapa final do Campeonato Brasileiro Sub-20 foi contra São Paulo, o dono da casa, e que estava invicto na competição. Um jogo dificílimo pois, além da qualidade técnica, a equipe paulista jogava em casa com o apoio de sua torcida. Mas nada disso abalou o ânimo da seleção paranaense. E no final o Paraná venceu mais uma de goleada: 4 a 2.
Neste jogo a pressão sobre a arbitragem foi grande mas, mesmo assim, o Paraná ultrapassou todos os obstáculos.
Na fase semifinal o Paraná teve como adversário a forte seleção de Pernambuco. Foi um jogo difícil, com os pernambucanos tentando envolver a equipe paranaense. Um esforço em vão, pois o Paraná soube segurar o ímpeto do adversário e chegar à vitória por 1 a 0.