A fase final dos 56.º Jogos Colegiais do Paraná (Jocops) começa dia 3 de julho, em Curitiba, mas para a equipe de coordenação já começou. Na semana passada os 32 núcleos regionais de Educação tiveram que informar os nomes dos colégios classificados para a decisão estadual, bem como os substitutos no caso de alguma desistência.
“Não são comuns as desistências, mas algumas equipes ficam impossibilitadas de comparecer pelo desfalque, em razão do período da competição, entre 3 a 15 de julho, coincidir com parte das férias escolares. Como não podem ser inscritos novos atletas, abre-se espaço para um colégio substituto”, explica Marco Aurélio Saldanha Rocha, diretor-presidente da Paraná Esporte.
Confirmados os participantes, a comissão organizadora inicia a sessão preliminar nesta segunda-feira, quando é feita a entrega da documentação, na sede da Paraná Esporte, no Capão da Imbuia, em Curitiba.
Num só dia, os 32 núcleos regionais de Educação serão atendidos em horários diferentes, das 9h às 16h. Na terça-feira já haverá o sorteio para formação dos agrupamentos.
Por sorteio também serão conhecidas as datas para a realização da fase regional do ano que vem em cada núcleo, bem como dos agrupamentos. Passada essa etapa começa a elaboração da programação dos jogos da fase final.
Na fase final dos Jogos Colegiais do Paraná, em Curitiba, serão disputadas as modalidades que tiveram classificação na fase macrorregional (basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei, tênis de mesa e xadrez), no último fim de semana, em oito sedes, mais o atletismo e vôlei de praia, com os classificados na fase regional, sem passar pela macrorregional, e os atletas de algumas provas do atletismo, da ginástica rítmica, judô e natação, inscritos direto da fase municipal, levando-se em conta os índices técnicos. Os jogos são disputados por alunos de escolas públicas e privadas nas categorias feminino e masculino e nas classes A (15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos).
Sobre a última etapa de classificação, a macrorregional, ainda, garantiram vagas para a final os dois primeiros de cada modalidade, num total superior a cinco mil atletas. Participaram da macro mais de dez mil alunos.
Já os atletas da fase regional que se classificaram direto para a final, nas modalidades de atletismo e vôlei de praia, garantiram vaga no atletismo mais de 1.500 atletas, e no vôlei de praia se classificaram as duas primeiras duplas por sexo e classe, somando aproximadamente 700 atletas – contando que na classe A pôde se inscrever um atleta de reserva em cada dupla.
Na fase final vão participar aproximadamente oito mil alunos e outras duas mil pessoas entre dirigentes, árbitros e equipes de apoio (monitores, estagiários, motoristas, zeladores, guardiões, cozinheiros, serviços gerais e outros).
Em todas as fases os Jogos Colegiais do Paraná reúnem aproximadamente 400 mil pessoas. “É a maior competição estudantil no molde em que é realizada, sempre classificatória para uma etapa seguinte, em todas as modalidades, e distinta para alunos dos sexos feminino e masculino e nas faixas etárias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos”, explica Marco Aurélio.