A partir de amanhã, aproximadamente três mil jovens de 12 a 18 anos, representando 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, invadirão Brasília para a disputa da sétima edição dos Jogos da Juventude, maior competição do esporte brasileiro em qualidade e quantidade. O objetivo dos Jogos é incentivar o desenvolvimento técnico dos atletas (nascidos entre 1985 e 1991), criando assim a base para o futuro do esporte de alto rendimento no país.
Com uma pontuação independente para cada uma dessas modalidades – para as quais serão atribuídos pontos do primeiro ao oitavo lugares -, será concedido o Troféu Eficiência “Adhemar Ferreira da Silva”, instituído em 2001, para o estado que obtiver a maior pontuação na classificação final.
Embarque
Parte da delegação do Paraná embarca hoje, às 14h, em frente ao ginásio do Tarumã, rumo a Brasília, para a disputa dos Jogos da Juventude. Dos 162 integrantes da delegação, 84 viajam hoje, em quatro ônibus que levarão os atletas das modalidades de atletismo, ginástica olímpica e tênis de mesa. Os outros membros da delegação, embarcam nos dias 16 (48 pessoas), 17 (26) e 20 de novembro (13 atletas e dirigentes), para fechar o grupo que vai representar o Paraná ainda nas modalidades de basquete, GRD (equipe feminina apenas), natação, judô, vôlei e handebol.
O chefe da delegação será o professor Lester Pinheiro, e a coordenação técnica estará a cargo de Cristiano Homem Delrey.
Segundo a assessoria de imprensa da Paraná Esporte, as equipes que foram campeãs dos jogos cederam os treinadores que vão comandar seleções que terão como base suas equipes, reforçadas por atletas que foram destaque durante os Jogos da Juventude do Paraná, evento disputado em Campo Mourão, no mês de setembro.