A edição 2011 das Olimpíadas Universitárias JUBs foi encerrada em Campinas (SP), com as finais dos torneios coletivos.
Destaque para São Paulo, ouro nos torneios masculinos de basquete (UniSant’Ana) e de handebol (Unip) e no vôlei feminino (Unip) da Divisão Especial. Os baianos também comemoraram três títulos em Campinas com a FTC, campeã nas chaves femininas de vôlei e basquete da 2.ª divisão, com a Facsocial, ouro no torneio masculino de handebol da 2.ª divisão.
Santa Catarina, Ceará, Paraná, Rio Grande do Norte e Distrito Federal conquistaram duas medalhas
Douradas nas OUJUB’s 2011. E Mato Grosso, Roraima, Pará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro subiram uma vez ao lugar mais alto do pódio.
“O crescimento técnico e qualitativo das OUJUB’s e a distribuição geográfica das medalhas de Norte e Sul do país mostram que, a cada ano, o desporto universitário se consolida e atrai mais atenção e investimento das Instituições de Ensino Superior e dos clubes que já reconhecem o potencial esportivo e social da competição e da união entre esporte e educação”, aponta Luciano Cabral, presidente da CBDU.
As OUJUB’s 2011 reuniram vários atletas com participações e medalhas em edições de Jogos Olímpicos, Pan-Americanos, Mundiais e Universíade. Ao lado deles competiram também novos talentos do esporte com potencial para brilhar nas competições nacional e internacional.
Em 2012 é a vez da cidade de Foz do Iguaçu receber as Olimpíadas Universitárias JUB’s. Três cidades já concorrem como candidatas para sede dos Jogos Universitários Brasileiros 2013: Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Natal (RN). A vencedora será anunciada pela CBDU em maio do próximo ano após as vistorias técnicas.
Últimos resultados
O Paraná conquistou mais cinco medalhas sendo duas de ouro no basquete e handebol feminino.
O basquete feminino da Secal, de Ponta Grossa, derrotou na final a UFPA (PA) pelo placar de 99 x 33 (30×3 23×6 26×15 28×9), na grande final e terminou a competição como campeã invicta. Além do título a equipe de Ponta Grossa garantiu o Paraná na Divisão especial para o próximo ano.
Outro ouro veio com a forte equipe da Uniopar, de Cianorte, que derrotou na decisão a equipa da Fabavi, do Espírito Santo, pelo placar de 28 x 21.
Outras três medalhas de bronze foram conquistas pelas equipes paranaenses. No basquete masculino, a Cesdcage de Ponta Grossa, derrotou a FTC, da Bahia, por 58 x 50 (6×10 18×19 20×17 14×4).
No futsal feminino, as meninas do Dom Bosco de Curitiba venceram a UNIP, de São Paulo por 3 a 2. Também no futsal, masculino, os garotos do Dom Bosco golearam a Esamaz. do Pará por 10 a 2.
O handebol masculino da Unopar, de Londrina ficou com a quarta posição ao ser derrotada pela UCB, do Rio de Janeiro por 27 x 17.
OP voleibol masculino do Dom Bosco, de Curitiba, perdeu na disputa da medalha de bronze por 3 a 1 para a FEEVALE, do Rio Grande do Sul.
O voleibol feminino do Dom Bosco, ficou com a quinta posição.