O Paraná terminou sua participação nas Olimpíadas Universitárias Brasileiras, em Maceió (AL), com a conquista do quinto lugar no Troféu Eficiência, que premia as Federações Universitárias Estaduais com melhor atuação na competição. É a segunda vez que o Estado termina nesta colocação, repetindo o resultado alcançado em 2007 na cidade de Blumenau (SC). O primeiro colocado foi São Paulo, seguido por Santa Catarina, Rio de Janeiro e Pernambuco.

continua após a publicidade

O principal destaque do Paraná na competição foi o handebol feminino da FAG/Cascavel, campeão da Divisão Especial. As equipes de basquete feminino da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e de voleibol feminino da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) conquistaram a medalha de ouro na Primeira Divisão e classificaram o Paraná para disputar a Divisão Especial em 2009.

Nas demais modalidades coletivas, o Paraná ficou com a medalha de prata no voleibol masculino, com o time da Uniamérica de Foz do Iguaçu, e no handebol masculino com o time da Unopar de Londrina. O futsal, tanto o masculino (Unioeste/Marechal Cândido Rondon) quanto o feminino (Unopar/Londrina), terminaram a competição em quarto lugar.

Nas quatro modalidades individuais ? judô, natação, atletismo e xadrez ? o Paraná teve atletas com excelente desempenho. No atletismo, por exemplo, o paranaense Daniel Hermann, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi o vencedor da mais clássica prova do atletismo, os 100 metros rasos, com o tempo de 10s96.

No judô, Rafael Dietrich da UTP conquistou a medalha de ouro na categoria meio-pesado e terminou a disputa do absoluto em quinto lugar. Foi a vitória mais significativa da carreira do judoca, que passou três meses lesionado e sem treinar antes de embarcar para disputar as Olimpíadas Universitárias. No xadrez, Francielle Santana, da UTP, ficou em terceiro lugar.

Verônica Balsano, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi a única paranaense a chegar ao pódio na competição individual de natação, com a conquista do bronze nos 400 metros medley (quatro estilos). Depois, em conjunto com Letícia Gonçalves Ferreira, Maria Luiza Amaral Rachid e Amanda Guérios, ela também ficou com o bronze no revezamento 4X100 metros medley.

No próximo ano o Paraná poderá disputar a principal competição universitária do país "em casa". O município de Maringá pretende receber o evento em 2009 e enviou um representante à capital alagoana para acompanhar de perto o trabalho e a estrutura do Comitê Organizador das Olimpíadas Universitárias 2008.

Nesta quarta edição a disputa teve 3.400 participantes dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal. Os representantes de 400 Instituições de Ensino Superior (IES) competiram em 19 instalações esportivas nas oito modalidades do programa (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, vôlei e xadrez).

As Olimpíadas Universitárias foram organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com o Ministério do Esporte, a direção técnica da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), e o apoio das Organizações Globo, da Prefeitura Municipal de Maceió e da Federação Alagoana de Desporto Universitário (FADU).

Sede

Individuais

continua após a publicidade