Paraná despacha o Paysandu no Pinheirão

O Paraná Clube acabou seu jejum de vitórias e venceu o Paysandu por 2 a 0, neste sábado, no Estádio do Pinheirão, em Curitiba. A equipe não marcava gols havia quatro jogos e com o resultado permaneceu fora da zona de rebaixamento. Galvão, aos 13 minutos e Sinval aos 45 do primeiro tempo marcaram os gols paranistas.

O resultado foi justo pelo o que mostraram as equipes. O Paraná precisava vencer de qualquer maneira e o técnico Gilson Kleina entrou com uma postura mais ofensiva.

Aos 13 minutos, Cristian fez uma bonita jogada pela esquerda e cruzou para Galvão marcar de cabeça. O gol deu tranqüilidade para o time paranaense, que passou a mandar na partida. Em um desses lances, aos 25, Cláudio passou por dois zagueiros e cruzou para a área, mas Sinval não conseguiu chegar na bola.

Depois de tanto insistir, o Paraná conseguiu ampliar. O atacante Sinval cruzou para Galvão, que foi empurrado por Julio Santos dentro da área. Aos 45, Sinval bateu o pênalti com perfeição sem chances para Paulo Musse.

O segundo tempo não foi diferente, mesmo com o técnico Givanildo colocando Balão para dar maior poder ofensivo, com três atacantes, ao Paysandu. O Paraná soube administrar o placar e agora respira um pouco mais aliviado.

Para Gilmar, o resultado foi justo pelo o que o Paraná jogou. “Treinamos bastante para conquistarmos essa vitória, o time cumpriu tudo o que foi pedido e agora é pensar na próxima partida.”

Ficha Técnica:

Paraná: Flávio; Cláudio, Fernando Lombardi, Gelson Baresi e Vicente; Axel, Gilmar, Cristian (Marcel) e Canindé (Fernando); Galvão e Sinval (Wellington Paulista). Técnico: Gilson Kleina.

Paysandu: Paulo Musse; Carabina, Julio Santos, Alex Pinho (Flávio Tanajura) e Luis Fernando; Sandro, Alexandre, Jóbson (Balão) e Hernani; Cláudio (Vinícius) e Leonardo. Técnico: Givanildo Oliveira.

Árbitro: Alicio Pena Júnior (MG).

Gols: Galvão aos 13 e Sinval aos 45 minutos do primeiro tempo.

Cartões amarelos: Alex Pinho, Flávio, Wellington Paulista, Cristian e Julio Santos.

Renda: R$ 10.765,00.

Público: 1.266 pagantes.

Local: Estádio Pinheirão, em Curitiba (PR).

Paraná Clube vai ter uma grande reformulação

Irapitan Costa

O elenco do Paraná Clube passará por profunda reformulação nos próximos dias. Não haverá lista de dispensas, mas pelo menos oito jogadores deverão ser emprestados a outros clubes. Já foram realizadas várias reuniões entre comissão técnica, diretoria e os empresários que viabilizaram a montagem do grupo. Há uma idéia em comum. O time não “decolou” e precisa de vários ajustes para encontrar o equilíbrio necessário para “virar o jogo” no segundo turno do Brasileirão.

Faltam apenas cinco rodadas para o término do primeiro turno e o Paraná ainda não conseguiu uma formação-base. Não é difícil explicar o problema. Além de uma mudança no comando técnico – Gílson Kleina substituiu Paulo Campos -, o grupo sempre esteve “inchado”, com mais de trinta atletas. Recentemente, 37 jogadores estavam trabalhando no tricolor. “É impossível aglutinar um elenco numeroso assim”, avisou Kleina. Explica-se: em um dia comum de treino tático, 15 atletas ficavam à margem da atividade, sem motivação e gerando gastos ao clube.

Numa visível falta de planejamento, logo após liberar quatro jogadores – Wesley e Alexandre foram para o Londrina, Nilson para o Iraty e William Xavier foi dispensado – a diretoria aceitou quatro novos atletas para período de testes. Como cobrar da comissão técnica uma avaliação precisa no meio de uma competição? Principalmente ante a situação do Paraná, ameaçado de não permanecer na Série A? Não houve surpresas. Os quatro (Bill, Joílson, Cássios e Tuca) foram dispensados. O treinador já avisou que pretende trabalhar no máximo com 28 jogadores e já solicitou ao menos três reforços.

O objetivo é melhorar o rendimento do Paraná trocando quantidade por qualidade. Muitos questionam, ainda, a parceria. Mas, não há correntes divergentes entre o empresário Sérgio Malucelli e os integrantes do departamento de futebol. Para conseguir bons negócios, o empresário depende de uma campanha expressiva do tricolor, o que não está ocorrendo. Assim, a troca de atletas tornou-se inevitável. O prazo final para novos registros é 17 de setembro. Mas, antes disso, novidades irão aparecer na Vila Capanema.

Para não desvalorizar seu produto, o Paraná – que tem participação em todos os jogadores, mesmo aqueles contratados por Malucelli -não irá anunciar os nomes dos atletas em disponibilidade. Estes serão cedidos para outras equipes (inclusive o Iraty, que se prepara para a disputa da Série B) e na medida em que as transações forem ocorrendo, os reforços solicitados serão contratados. Nomes não são citados, mas alguns titulares até então também podem “rodar”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo